Tocantins 33° C

Deputada quer exame obrigatório em recém nascidos no TO

Exame vai identificar problemas cardíacos nos bebês

02/08/2017

| Atualizado em

02/08/2017

9419

Deputada quer exame obrigatório em recém nascidos no TO

 

Palmas, TO - A deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 1º, um projeto de lei que obriga a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Tocantins.

Pela propositura, o exame de oximetria deverá integrar o rol de exames obrigatórios serem realizados nos recém-nascidos, atendidos nas maternidades do Estado, sendo feito nas primeiras 24h de vida da criança e antes da alta hospitalar.

Este tipo de exame ajuda a identificar doenças cardíacas congênitas nos bebês. Problemas cardíacos congênitos podem ser desenvolvidos ainda dentro da barriga da mãe até as oito semanas de gestação. Mas atualmente a identificação da doença se dá somente depois da alta hospitalar em alguns recém-nascidos e este atraso no diagnóstico pode causar até a morte do bebê. “O exame não causa dor alguma e já há comprovação médica e científica da eficácia deste procedimento, por isso, apresentamos o projeto que será valioso para as mães do Tocantins e suas famílias”, destacou Luana.