Tocantins 33° C

Odontólogos são lembrados na Assembléia do TO

A sessão foi proposta pela deputada estadual Luana Ribeiro (PDT-TO)

31/10/2017

| Atualizado em

31/10/2017

709

Odontólogos são lembrados na Assembléia do TO

Palmas, TO - Nesta terça-feira (31) terminou a Semana Nacional da Saúde Bucal, celebrada em todo o país e também no Tocantins onde foi instituída pela Lei 2.028/2009, aprovada na Assembleia Legislativa. Para comemorar a data e também o Dia do Cirurgião-dentista, foi realizada na manhã desta terça-feira uma sessão solene em homenagem aos profissionais da Odontologia.

A solenidade foi requerida pela deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) e atende a uma solicitação do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Na ocasião, foram homenageados os cirurgiões-dentistas: Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia, o ex-deputado, Raimundo Palito, Cláudio Roberto de Souza Abella (in memoriam) e Flávio Augusto da Silva Sousa (in memoriam). A emoção marcou as homenagens póstumas que foram recebidas pelos familiares dos dentistas. Nos discursos, os desafios da profissão no Tocantins ganharam destaque.

Juliano do Vale falou sobre a luta do Conselho para que os recursos para a saúde bucal sejam ampliados. “O CFO tem atuado com todas as forças para valorizar a nossa profissão. Estamos em vias de fechar o orçamento público do ano que vem e estamos convocando todos os conselhos para trabalharem de forma articulada para conseguirmos os recursos para a saúde bucal”, disse ele, relembrando que houve uma coleta de 330 assinaturas dos deputados federais que se comprometeram a ouvir as demandas da classe. “É uma ação pioneira do CFO em parceria com os conselhos regionais na defesa de quase 300 mil cirurgiões dentistas e 100 mil técnicos espalhados por todo o Brasil. E mais defesa da saúde pública”, ressaltou.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ricardo Camolesi, também destacou que há muitas demandas a serem atendidas. “Temos muito a comemorar, mas também muito a trabalhar”. Segundo ele, há muitas leis beneficiadoras da categoria que aguardam votação no Congresso Nacional, entre elas, a que define o piso salarial. “Parabéns colegas e vamos à luta”, disse.

Luana apoia

Para Luana, os temas são pertinentes e a sessão em si cumpriu o papel de jogar luz nas necessidades da categoria. “A Odontologia é uma das áreas mais importantes da saúde, atuando inclusive na prevenção de doenças crônicas e também na atuação hospitalar, onde o Tocantins é referência nacional. Hoje sabemos que 30% das infecções hospitalares são evitadas graças à atuação dos dentistas em situações de risco (UTI)”, frisou Luana.

A deputada reforçou seu apoio à categoria. “Contem com nossa luta e nosso apoio. Muito nos honra ter um tocantinense presidindo o conselho federal, mostra que nosso Tocantins é forte e tem representatividade”, afirmou.