Tocantins 31° C

Missão Pedagógica no Parlamento abre inscrições

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento visa contribuir para a valorização e fortalecimento da escola

09/11/2017

| Atualizado em

09/11/2017

375

Missão Pedagógica no Parlamento abre inscrições

Palmas, TO - As inscrições para a sétima edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento estão abertas, até o dia 13 de dezembro de 2017, para professores, coordenadores e orientadores pedagógicos da rede pública de todo país. Serão disponibilizadas 432 vagas, por meio de sorteio eletrônico, sendo dezesseis por estado e DF. Os selecionados participarão de uma formação em 2018.

A iniciativa da Câmara dos Deputados tem como objetivo principal oferecer aos educadores capacitação, na modalidade de ensino a distância, com o tema “Educação para a Democracia e o Parlamento”.

Após a formação à distância, serão selecionados dois representantes de cada estado e DF, que tiverem melhor desenvolvimento durante o curso online, para a fase presencial em Brasília, na Câmara dos Deputados.

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento visa contribuir para a valorização e fortalecimento da escola como um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos.

Na sexta edição, realizada em 2017, as professoras Maria Brandão Aguiar da Fonseca e Meire Lúcia de Souza Bastos, do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína; Rosemari Elizabeth Dunk Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Médio Castro Alves, e Maria José Souza Uchôa, da Escola Estadual Almeida Sardinha, de Itacajá, representaram o Tocantins no programa em Brasília.

O Programa

Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: uma formação presencial em Brasília, de três a oito de junho de 2018, e outra na modalidade de educação a distância, de 30 de julho a 9 de novembro de 2018.

A fase presencial aborda conteúdos e metodologias sobre educação para democracia nas escolas e temas relativos ao Parlamento de forma contextualizada e reflexiva. A viagem é custeada pela Câmara dos Deputados, com carga horária de 40 horas.

A outra a distância propõe aos participantes o desenvolvimento e a aplicação, em suas comunidades escolares, de projetos de educação para democracia tendo o Poder Legislativo como foco de interesse. Carga horária de 50 horas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.camara.leg.br/evc.