Tocantins 31° C

Apaes de Taguatinga e Dianópolis recebem ônibus adaptados

O objetivo é contribuir com as unidades que atendem pessoas com deficiência

02/12/2017

| Atualizado em

02/12/2017

6561

Apaes de Taguatinga e Dianópolis recebem ônibus adaptados

Palmas, TO - O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou dois ônibus escolares adaptados para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taguatinga e Dianópolis. A entrega foi realizada nesta sexta-feira, 1º, durante a 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que acontece em Taguatinga, na região Sudeste do Estado.

O objetivo é contribuir com as unidades que atendem pessoas com deficiência, já que o transporte escolar com acessibilidade influencia diretamente no acesso dos alunos às Apaes, contribuindo com a permanência e o sucesso dos alunos na escola. Com a entrega dos veículos, a Educação visa ampliar e promover atendimento educacional especializado voltados à inclusão social. A entrega das chaves dos veículos foi realizada pelo governador Marcelo Miranda às presidentes das Apaes.

Na ocasião, o governador destacou a importância da educação para a sociedade, em especial para as pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo Miranda, “os veículos proporcionarão o acesso de mais pessoas às unidades da Apae e contribuirão para o desenvolvimento de atividades que farão diferença em suas vidas”.

O trabalho voltado às instituições cumpre também a meta seis do Plano Estadual de Educação (PEE) do Tocantins, que prevê universalizar o atendimento às pessoas com deficiência por meio do governo federal, Estado e municípios.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou a importância que a Apae tem na vida das pessoas com deficiência e seus familiares. “Quem tem em casa uma pessoa com deficiência sabe a importância destas instituições. Estas pessoas precisam do nosso amor, compromisso, pois elas têm sonhos, e precisam de nosso apoio, pois têm potencial para ingressar no mundo do trabalho e nas universidades”, completou.

“O Tocantins é o único Estado da Federação em que a Apae está no Censo como escola especial estadual reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Atualmente, o Estado possui 54 Apaes que atendem 2.098 alunos. Destas unidades, 32 possuem convênio com o Governo do Tocantins e contam com o trabalho 1.111 profissionais da rede estadual”, disse a gestora.

A secretária destacou ainda que a Seduc tem proporcionado formações voltadas para a Educação Especial. “Em 2017, realizamos duas formações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Atendimento Educacional Especializado com foco na deficiência intelectual e nos Transtornos Globais do Desenvolvimento”, completou. Para 2018, a Educação prevê formação em Libras, Braille e Altas Habilidades.