Tocantins 30° C

Estudantes universitários iniciam imersão na rede de saúde

O VER-SUS é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS

15/01/2018

| Atualizado em

15/01/2018

8291

Estudantes universitários iniciam imersão na rede de saúde

Palmas, TO - Com o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas, estudantes universitários tanto do Tocantins quanto de vários outros estados, estão na Capital participando do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que encerra no próximo dia 23. Na manhã desta segunda, 15, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, eles assistiram uma palestra de apresentação da rede de saúde do município. Na apresentação eles debateram sobre os serviços, tiraram suas dúvidas e também puderam conhecer a realidade do SUS.

Gustavo Almeida Santos é estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e segundo ele, o nível de importância do VER-SUS é muito grande tanto para o estado quanto nacionalmente. “Essa apresentação de hoje de como funciona o SUS em Palmas e no estado do Tocantins como um todo é muito importante para ter essa ideia do que funciona, do que pode melhorar. Essa teoria do que funciona vem primeiro e depois na prática de como é o sistema na cidade de Palmas”, ressaltou.


Para Tamires dos Santos Carvalho, estudante de Psicologia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Palmas tem mostrado um novo SUS para ela. “É a primeira vez que venho a Palmas e eu sempre escutei que a cidade é uma referência na saúde pública, e eu tinha uma visão diferente do SUS, que era aquela que várias pessoas têm, de que é uma coisa sucateada, que não valia a pena investir. Só que aqui em Palmas a visão é totalmente diferente, eles mostram a importância do SUS para as pessoas, que o sistema é importante para todos não importando a classe social”, disse impressionada.
A estudante ainda complementa que é importante replicar em outros locais o que vem sendo feito em Palmas. “É importante construir essa imagem do que está sendo feito aqui em Palmas nos outros locais. Essa reformulação que o SUS vem passando e também de que forma os nossos saberes, nosso conhecimento que são construídos na universidade, eles se encontram e eles conversam aqui.”