Tocantins 31° C

ETI Almirante Tamandaré abre o ano letivo de 37 mil alunos de Palmas

As aulas começaram com a apresentação da Orquestra de Cordas da ETI Monsenhor Pedro Pereira

05/02/2018

| Atualizado em

07/02/2018

3348

ETI Almirante Tamandaré abre o ano letivo de 37 mil alunos de Palmas

Palmas, TO - Dando início a mais um ano letivo da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta segunda-feira, 05, a cerimônia da Aula Inaugural na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, na Arse 132.
Na solenidade, que iniciou com a apresentação da Orquestra de Cordas da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, a prefeita em exercício, Cinthia Ribeiro, falou aos alunos sobre a importância da educação para o futuro. “A Prefeitura investe com muita eficiência no futuro, sabendo que em cada criança tem um sonho. E o conhecimento e a educação é algo que ninguém tira deles, é o que fará a diferença para torná-los cidadãos agentes transformadores da comunidade em que vivem. Estamos deixando para as crianças uma escola bem pensada, bem estruturada de valores e profissionais que investirão na formação e continuidade do caráter de cada um como cidadãos”, frisou.


Mãe de dois alunos da ETI Almirante Tamandaré, Claudineide Pereira Rocha, elogiou as instalações da escola, que segundo ela vai além de apenas um lugar onde deixa seus filhos. “Eu preciso trabalhar o dia todo e sempre tinha dificuldades com quem deixá-los, então essa escola veio para contribuir. Temos necessidade enorme de conseguir uma educação de qualidade, que seja perto da nossa residência, e para mim o Município é a melhor alternativa de ensino. A ETI é muito organizada, tem boa disciplina, uma estrutura impecável e o atendimento da equipe é excelente”, declara.

Já o secretário de Educação, Danilo Melo, ressaltou durante a solenidade que o ensino da rede municipal ultrapassa o básico currículo tradicional. “Aqui teremos o foco na alfabetização na língua portuguesa, inglesa e espanhola. E é um ano em que a escola irá introduzir a pedagogia de projetos, fazendo com que as crianças possam aprender em atividades muito concretas, na horta, criação de peixes e projetos culturais e artísticos que serão intensificados em 2018”, pontuou o secretário.


Sobre a parceria entre a Prefeitura de Palmas, através da Semed, com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-TO), tendo a participação institucional da Marinha do Brasil e do apoio às atividades, o Capitão Cláudio Alberto Teixeira Ramos explicou como se dá o trabalho. “A Marinha participa na unidade com militares em ativa e alguns da reserva, visando disseminar algumas das culturas praticadas pela nossa instituição, como patriotismo, disciplina, iniciativa e cooperação”, pontuou acrescentando ainda o sentimento de orgulho. “Na condição de militar mais antigo e graduado da Marinha do Brasil, e comandante da única instituição militar da Marinha aqui no Estado, reitero que é motivo de orgulho ter seu nome associado a esta escola moderna e bem estruturada”.

Diferencial
Com vários projetos esportivos, culturais, sociais e de sustentabilidade, a ETI é um sonho é real para muitos, para a comunidade, alunos e seus familiares, como conta a aluna Giovana de Oliveira, aluna do 6º ano. “Eu estou no meu primeiro dia de aula e “to” gostando muito do meu primeiro dia de aula. Os professores são legais, tem muito conhecimento e além de tudo a escola é nova. Eu acredito que vou poder aprender mais sobre preservação, sustentabilidade com o ensino através da horta e dos outros projetos”, comenta a aluna.
Inaugurada em 2017, a ETI Almirante Tamandaré passou a contar com mais dois novos espaços, entregues oficialmente durante o evento que deu início às atividades do ano letivo. Os alunos terão em 2018 o auditório, com capacidade para 300 pessoas, e as piscinas infantil e semiolímpica para as práticas no contraturno das atividades pedagógicas.