Tocantins 31° C

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre vagas

Em 2017, 100% das escolas da rede municipal de ensino aderiram à Obmep

21/03/2018

| Atualizado em

21/03/2018

386

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre vagas

Palmas, TO - As inscrições para a 14 ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerram dia 02 de abril e devem ser realizadas exclusivamente no site da Olímpiada, a página pode ser acessada através deste link. A Obmep é dirigida aos alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estimulo do ensino da matemática através de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. As provas serão realizadas em duas fases, a primeira será dia 05 de junho na própria unidade escolar.

Sendo a competição dividida em três níveis (nível 1 – para estudantes do 6º e do 7º anos; nível 2 – para estudantes do 8º e do 9º anos e nível 3 - estudantes do ensino médio) e será realizada em duas fases. E os estudantes com melhor desempenho serão classificados para a segunda, que acontecerá no dia 15 de setembro.

Em 2017, 100% das escolas da rede municipal de ensino aderiram à Obmep e a participação das unidades escolares em competições de nível nacional vem aumentando significativamente a cada ano. O que reforça e incentiva o trabalho conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal visando à qualidade do ensino ofertado.

Para as escolas que ainda não realizaram a inscrição e querem saber mais sobre como é realizada a Obmep, basta acessar o regulamento que consta todas as informações.

OBA

Também estão abertas as inscrições para a 21 ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições seguem até dia 31 de março e podem participar os alunos de escolas da rede pública e privada da educação básica.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, no dia 18 de maio. As escolas podem acessar a ficha de inscrição e regulamento clicando aqui.