Tocantins 30° C

Inscrições para Programas de Residência Médica da Fesp são prorrogadas

Aplicação da prova foi reagendada para o dia 21 deste mês.

Thomas Hessel - Palmas, TO

05/02/2021

| Atualizado em

06/02/2021

550

Inscrições para Programas de Residência Médica da Fesp são prorrogadas

Palmas, TO - Foi prorrogado para o dia 17 de fevereiro o prazo para quem deseja se inscrever no processo seletivo dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Oftalmologia. Este ano de 2021, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) está ofertando um total de 21 vagas para ambos os programas.

O requisito básico para participar da seleção é ter concluído o curso de graduação plena em Medicina, realizado em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados em concorrer devem efetuar as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico.

A seleção para as novas residências será realizada em fase única, sendo a prova escrita de caráter classificatório e eliminatório. Com a mudança no cronograma, a prova está agendada para ocorrer no dia 21 de fevereiro de 2021. Os selecionados receberão bolsa de acordo com a legislação vigente do Governo Federal e da Fesp.

A Comissão Organizadora da Seleção orienta que no ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção por apenas um dos Programas, conforme regulamento no edital. Após o preenchimento do requerimento de inscrição, é preciso realizar o pagamento do boleto para efetivar a inscrição. O recolhimento da taxa realizado fora do prazo estabelecido no edital ou realizado por meio de pagamento agendado. Não liquidado no prazo implicará a não realização da inscrição.

Só poderão se matricular os candidatos que, na data prevista da matrícula, apresentarem certificado de conclusão do curso de medicina reconhecido e registrado (MEC) e o registro no Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (CRM-TO).

O Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade terá a duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais, compreenderão o mínimo de 10% e o máximo de 20% de sua carga horária em atividade teóricos práticas sob a forma de sessões atualizadas, seminários, correlação clínico-patológicas ou outras de acordo com o Programa.

O Programa de Residência de Medicina de Oftalmologia terá a duração de 36 meses, com carga horária total de 8.640 horas, distribuídas em 60 horas semanais, compreenderão o mínimo de 10% e o máximo de 20% de sua carga horária em atividade teóricos práticas sob a forma de sessões atualizadas, seminários, correlação clínico-patológicas ou outras de acordo com o seu Programa.

 

Protocolos de segurança

“Para garantir um ambiente seguro e saudável durante a aplicação da prova, devido à proliferação do vírus da Covid-19, durante a realização das provas serão adotadas como medidas de prevenção e minimização de riscos de contágio, o distanciamento social, à proteção individual e coletiva, e às medidas de higiene, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explica a vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica do Sistema Integrado Saúde Escola do SUS (SISE-SUS), Gecilda Régia Ramalho Vale Cavalcante.