Tocantins 33° C

Jardim Taquari recebe testagem rápida para Covid-19

Intenção da Administração Municipal é detectar possíveis casos de infecções e tratar a doença logo nos primeiros sintomas.

Thomas Hessel - Palmas, TO

04/03/2021

| Atualizado em

06/03/2021

397

Jardim Taquari recebe testagem rápida para Covid-19

Palmas, TO - A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta quarta-feira, 03, uma ação de testagem rápida no Jardim Taquari, para identificar possíveis infecções pelo novo coronavírus (Covid-19) na população local. Os testes foram realizados entre às 9 e 17 horas.

No período da manhã, de 130 pessoas que fizeram o exame, 12 testaram positivo. Já no período da tarde foram 179 pessoas investigadas, com oito resultados positivos. Os testes aplicados identificam casos ativos de contaminação pela Covid-19 (IGM) ou pacientes que já tiveram contato e criaram anticorpos de memória (IGG).

Segundo informações do coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Nunes, a testagem serve para iniciar o tratamento das pessoas infectadas antes que a doença cause sintomas. “O resultado da testagem rápida também é considerado um bom indicador para orientar como as ações de combate à Covid devem ser aplicadas e quais regiões estão carecendo de maior atenção do poder público naquele momento”.

O primeiro mutirão de testagem rápida da Prefeitura de Palmas foi realizado no início do mês de fevereiro, na Feira Coberta da 304 Sul.

 

Testes

Além dos mutirões de testagem, ainda é possível realizar a investigação de Covid-19 em uma das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, que possuem testes disponíveis. Para isso, ao apresentar sintomas da doença, o paciente deve procurar uma delas no horário de funcionamento das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira e agendar a realização do teste.

Nos finais de semana e feriados também é possível realizar o teste. Ao apresentar sintomas, a pessoa deve procurar uma das quatro unidades sentinelas da Capital, que funcionam sábados, domingos e feriados: Arne 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, localizada no Aureny I, Taquari e Walter Pereira Morato, localizada em Taquaruçu (essa última funciona 24 horas/dia).

A Secretaria da Saúde ainda oferece testes nas Unidades de Referência de Taquaruçu, Taquaruçu Grande (Warterly), Unidade da Arso 41 (403 Sul) e Unidade da Família da ASR-SE 75 (712 Sul).

 

Atendimento

Após o primeiro acolhimento na USF, o paciente será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico) e, posteriormente, agendado o exame da Covid-19 para uma das unidades coletoras. Porém, se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na própria USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material.

Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

Segundo explicações da Diretoria de Atenção Primária/Semus, na Unidade de Saúde é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.

Os exames para detecção da doença realizados no município são teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. No entanto, a partir do 8º dia, recomenda-se a realização do teste sorológico, através de punção capilar, feito em todas as Unidades de Saúde do Município.