Tocantins 30° C

Palmas oferece segunda dose para idosos acima de 80 anos

A segunda dose da vacina deve ser administrada em um intervalo entre 21 e 28 dias, prazo recomendado entre as aplicações.

Thomas Hessel - Palmas, TO

04/03/2021

| Atualizado em

06/03/2021

448

Palmas oferece segunda dose para idosos acima de 80 anos

Palmas, TO - Aos 90 anos, Maria Aparecida de Almeida faz parte do grupo de risco para a Covid-19, é hipertensa e já realizou cirurgias no coração. Mas nesta quinta-feira, 04, ela reacendeu a esperança de viver os próximos anos imune ao novo coronavírus (Covid-19). “Eu estou feliz e mais tranquila em receber a segunda dose desta vacina. A partir de agora estarei rezando para que as outras pessoas da família também possam tomar a vacina e ficarem livres dessa doença que já matou tantas pessoas em nosso País”. Maria Aparecida e outros idosos acima de 80 anos receberão nesta quinta e na sexta-feira, 05, da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a segunda dose da CoronaVac.

A vacinação, como ocorrido na primeira dose, será pelo sistema drive-thru. A ação de imunização ocorre novamente nos estacionamentos do Ginásio Ayrton Sena (região Sul de Palmas) e do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (Centro), das 8 às 17 horas.

Também feliz com o imunizante, o aposentado Erasmo Oliveira, 82 anos, tomou nesta quinta-feira, 04, a segunda dose. Agora o idoso acredita que ficará mais tranquilo durante os próximos dias. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Tenho certeza que muitos gostariam também de estar tomando essa vacina, que é uma esperança para nossos dias tão sombrios”.

Moradora da Arso 151 (1503 Sul), Maria Lurdes de Jesus Ribeiro, 88 anos, conta que acordou nas primeiras horas da manhã para garantir que estaria entre os primeiros a receber a dose. “Não quis esperar até o final do dia. Queria logo passar por esse momento porque essa vacina é um sonho pra gente. Porém, apesar de vacinada, continuarei no isolamento e tomando todos os cuidados”.

 

USF

A Semus destaca que neste sábado, 06, a vacinação ocorre na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul), das 8 às 17 horas, tanto para profissionais da saúde, quanto para idosos que não puderam comparecer nas ações anteriores, apenas para os casos de segunda dose.

A pasta ainda reitera que é necessário levar documento com foto (RG ou Registro Profissional, no caso de profissional da saúde), cartão de vacina e cartão do SUS. Caso não possua o cartão do SUS, o cidadão pode comparecer à unidade com o CPF. Os idosos acamados e/ou com mobilidade reduzida receberão a segunda dose em casa, a partir do próximo dia 08, conforme calendário proposto por cada USF.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lembra que a segunda dose da vacina será administrada em um intervalo entre 21 e 28 dias, prazo recomendado entre as aplicações.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes, na organização das filas e controle do tráfego.

 

Estoque e vacinados

Até o momento, a Semus recebeu do Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), 9.311 doses da Coronavac para a primeira administração e 9.091 doses referentes à segunda aplicação, para imunizar profissionais da saúde da linha de frente, idosos com mais de 80 anos, idosos em instituições de longa permanência e cuidadores desses idosos. A Capital também recebeu 1.130 doses da vacina Astrazeneca/Oxford que serão destinadas à primeira dose para profissionais da saúde da linha de frente.

 

Vacinação

Em Palmas já foram aplicadas 12.713 doses da vacina Coronavac em pessoas que pertencem aos grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e constante no Plano Municipal de Vacinação. Sendo 8.797 aplicações da primeira dosagem e 3.916 aplicações da segunda.

Dados sobre as doses administradas estão disponíveis diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas, no site coronavirus.palmas.to.gov.br, onde também pode ser acessado o Plano Municipal de Imunização.