Tocantins 30° C

Secretaria da Saúde de Palmas promove ação de vacinação contra a Covid

Vacinação foi realizada no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, das 8 às 17 horas no dia 16 de Março.

Thomas Hessel - Palmas, TO

16/03/2021

| Atualizado em

17/03/2021

479

Secretaria da Saúde de Palmas promove ação de vacinação contra a Covid

Palmas, TO - A fim de atender aos profissionais da Saúde e idosos acima de 80 anos, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promove mais uma ação de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 16, no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, das 8 às 17 horas.

A ação visou, prioritariamente, aplicar a segunda dose (D2) do imunizante CoronaVac para aqueles que já receberam a primeira dose (D1) e se enquadram no intervalo necessário de aplicação da D2, ou seja, de 21 a 28 dias após aplicação da D1. Aqueles que não tomaram a D1 também poderão comparecer ao local para serem vacinados. Caso não possam comparecer ao local da ação, os idosos acima de 80 anos podem realizar agendamento prévio em sua Unidade de Saúde da Família (USF).

A Secretaria da Saúde já aplicou 16.245 doses da vacina. Deste total, 2.301 idosos acima de 80 anos receberam a primeira dose e 1.688 do mesmo público tomaram a segunda dose. Já os profissionais da Saúde foram 7.095 (D1) e 5.004 (D2). Os idosos institucionalizados (a partir de 60 anos) e seus cuidadores recebem a equipe da Semus nas instituições, e deste público foram aplicadas 157 doses entre D1 e D2.

A Semus reforça a importância de tomar a segunda dose da vacina. "É extremamente importante comparecer para tomar a vacina, principalmente a segunda dose, pois a pessoa só é imunizada cerca de 15 dias depois de receber a segunda dose", ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros.

 

Onde vacinar

As ações de imunização acontecem em locais previamente divulgados pela Secretaria da Saúde (Semus), geralmente nos drive-thrus no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e Ginásio Ayrton Senna, e Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. Caso não possa comparecer ao local da ação, os idosos acima de 80 anos podem realizar agendamento prévio em sua Unidade de Saúde da Família (USF).