Tocantins 31° C

13 milhões de desempregados no Brasil e sobram vagas na TI

Curso profissionalizante de Programação com preço acessível é saída para recuperação.

Thomas Hessel - Palmas, TO

23/03/2021

| Atualizado em

27/03/2021

225

13 milhões de desempregados no Brasil e sobram vagas na TI

São Paulo, SP- A pandemia do Covi19 piorou – e muito – a situação do mercado de trabalho no Brasil. Após identificar uma demanda da própria rede e também do setor, no segmento de tecnologia, a SuperGeeks lança o MasterGeeks. Destinado a adolescentes e adultos que desejam conseguir seu primeiro emprego na área ou mesmo criar a própria Startup, o curso utiliza metodologias de ensino híbrido e ativas e é baseado em sistema de ensino internacional, o que inclui a adoção de inteligência artificial que ajuda a avaliar o desempenho do aluno. Com valor acessível, desenvolve também inúmeras capacidades e habilidades para diversas profissões além da tecnologia.

“O mercado de tecnologia está em ascensão, principalmente agora com o digital sendo tão necessário nas empresas. Diante disso, adolescentes e pais de adolescentes nos procuravam para saber se tínhamos algum curso que oferecesse uma formação profissionalizante de alta qualidade a preços acessíveis. Foi aí que decidimos então unir nossa expertise e a qualidade do nosso conteúdo e de todos os nossos cursos, para profissionalizar um público que não é mais o infantil”, declara Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, primeira escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país.

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no ano passado o setor de tecnologia teve saldo de mais de 16.591 vagas geradas no país. Dados divulgados pela IDC Brasil, apontam que o mercado de TI deve crescer 4,9% no Brasil nos próximos meses. Especificamente no mercado corporativo, o setor tem uma previsão de 7,6% de expansão no mesmo período.

Ainda de acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), para cumprir a carência, serão necessários cerca de 70 mil profissionais por ano até 2024, mas o déficit anual chega a 24 mil especialistas. Isso mostra que esse mercado necessita de talentos, mas o maior obstáculo é a falta de qualificação profissional.

A escolha pela idade dos alunos para o MasterGeeks deu-se também, pois segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada quatro brasileiros entre 14 e 29 anos está desocupado, bem mais que a média da população.

Além de aprenderem uma profissão, alunos de cursos profissionalizantes em tecnologia, desenvolvem diversas habilidades, tais como foco, concentração, empreendedorismo, raciocínio lógico, autoconfiança, criatividade, resolução de problemas, pensamento sistêmico e computacional, logica matemática, de programação, programação estruturada e algoritmos, cooperação e trabalho em equipe, física, matemática e Inglês.

 

Ensino híbrido internacional e metodologias ativas

Um dos grandes diferenciais do MasterGeeks é a metodologia de ensino híbrido (blended learning), que agrega os benefícios do ensino digital ao presencial e no qual o instrutor deixa de ser o detentor do conhecimento para ser o seu facilitador, engajando os alunos, tirando dúvidas, propondo novos desafios e não necessariamente somente ministrando o conteúdo. Menos intensivas, as aulas permitem que os alunos avancem dentro do seu próprio ritmo sem interferir no restante da turma.

A SuperGeeks também adota em todos os seus cursos, incluindo no MasterGeeks, metodologias ativas de ensino que contam com aprendizagem baseada em projetos, jogos, problemas, entre outros, e que também fazem com que o aluno seja protagonista de seu aprendizado.

Incluindo a interdisciplinaridade para que os alunos treinem conteúdos de outras matérias enquanto aprendem tecnologia, o MasterGeeks conta com tecnologias e linguagens atuais e que estão em evidência no mercado de trabalho, metodologia que engaja os alunos e conteúdo de qualidade, além de ser aliado ao sistema de ensino internacional CS Plus, incluindo mentoria e suporte presencial e online.

Com baixo investimento, o aluno tem acesso ao curso MasterGeeks, que conta com plataforma em nuvem 100% digital, material didático produzido por especialistas, conteúdos constantemente atualizados, treinamentos e atendimento pedagógico individualizado.

 

Mas afinal, como funciona o curso e as aulas do MasterGeeks?

Com valor aproximado de R$ 199,00 mensal, o curso tem duração média de três anos, sendo um módulo por ano e, caso sinta necessidade, o aluno pode encurtar o tempo do curso para um ano e meio, desde que sejam feitas duas aulas por semana. Isso porque as aulas acontecem uma vez por semana, além dos conteúdos extras. Vale ressaltar que ao longo de cada módulo, o aluno desenvolve uma série de projetos que podem ser utilizados por eles como portfólio para conseguirem seus primeiros empregos.

Os alunos fazem as aulas por meio de uma plataforma exclusiva com vídeos aulas criadas por professores especialistas, além das apostilas que são disponibilizadas em um portal, auxiliando, assim, na produção das atividades em casa. Em sala de aula, os tutores acompanham o desempenho individual de cada aluno, tiram dúvidas, promovem interação e realizam o acompanhamento pedagógico.

O roteiro de estudos do MasterGeeks possibilita o aluno aprender desde Introdução à Programação e lógica por meio do desenvolvimento de games até o desenvolvimento de sistemas Web Dinâmicos e de aplicativos mobile.

 

Aluno conta o porquê escolheu fazer curso de programação

“Estou cursando o segundo ano do ensino médio e entrei na SuperGeeks, pois faz algum tempo que eu já estava interessado em programação, eu gosto bastante de tecnologia desde pequeno. Escolhi o curso MasterGeeks, pois gostei muito do conteúdo, que é ideal para o programador. O ponto chave do meu aprendizado até agora foi a Olimpíada Brasileira de Informática, aprendemos bastante com as explicações dos exercícios da OBI. O professor também é ótimo”, relata Gabriel Oliveira da Nóbrega, 16 anos.

Orgulhoso pelo lançamento de mais um curso, Marco Giroto finaliza:  “O principal objetivo da SuperGeeks é fazer com que nossos alunos dominem as habilidades do século XXI, abrindo caminhos para que eles possam se tornar empreendedores e profissionais com propósito, plantando em suas mentes a semente da inovação, possibilitando assim que eles criem soluções inovadoras para transformar o mundo em um lugar melhor”.