Tocantins 39° C

Casa de Apoio do Governo atende cerca de 4 mil pessoas em Janeiro

A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Thomas Hessel - Palmas, TO

12/04/2021

| Atualizado em

13/04/2021

121

Casa de Apoio do Governo atende cerca de 4 mil pessoas em Janeiro

Palmas, TO - Histórias de esperança, fé, determinação, atitude e superação, são exemplos dados da Fábia Cristina Alves Teixeira, vinda do Pará para tratamento de saúde, e da Hérica Paranista que em união com amigos e familiares realiza trabalhos voluntários, contribuindo com as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), na Casa de Apoio Vera Lúcia Paganni.


A hóspede da Casa de Apoio, Fábia Cristina, contou que em 2012 recebeu o diagnóstico de câncer de mama e a sentença de que viveria no máximo seis meses, e que, segundo o médico, a doença era do tipo mais agressivo e já estava em fase avançada. “Ele me perguntou se eu queria tentar o tratamento; tive muito medo,  mas disse sim. Passei muitas noites em claro, em oração, e a equipe da Casa de Apoio dobrou os joelhos e orou comigo”, contou.


Na última semana, ela esteve na Casa de Apoio à espera de resultados de exames. “É um tratamento muito difícil, a gente sente dor pelo corpo inteiro, além do sofrimento da alma. Eu pensei em desistir, mas segui adiante e, hoje, estou aqui para dar força, pedir que as pacientes hospedadas na Casa para o tratamento tenham fé, continuem se tratando e que confiem que também serão curadas”, incentivou.


O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou a importância da continuidade dos serviços da Casa de Apoio. “É necessário dar continuidade aos tratamentos de saúde, tomando os devidos cuidados e sempre pensando no bem-estar da população”, afirmou. “É uma determinação do Governador Mauro Carlesse, que as instituições continuem oferecendo os serviços prestados, em respeito às necessidades dos tocantinenses”, complementou o secretário.

 


Casa de Apoio


A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e conta com a colaboração de parceiros e voluntários. “Obrigada ao Governo do Estado por manter a instituição de portas abertas e ajudando tanta gente que necessita”, agradeceu a hóspede Fábia Cristina.  


De janeiro a março de 2021, 3.703 pessoas ficaram hospedadas na Casa, e somente em  março foram atendidas mais de 800 pessoas na instituição, de acordo com a gerente da Casa de Apoio, Elisângela Sardinha. 

 
Os pacientes de hospitais públicos de Palmas que moram no interior do Tocantins, e/ou em estados vizinhos, contam com a atenção especial do Governo do Tocantins no momento em que mais precisam com hospedagem na Casa de Apoio, com três refeições diárias, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, entre outros, contando com a colaboração de voluntários parceiros.
 


Voluntariado


A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes.


Mãos que ajudam outras, e nessa via de mão dupla a voluntária Hérika Paranista, junto com amigos e familiares, que apoiam a voluntária, doa toucas de tecidos coloridos. “É um serviço feito por muitas mãos, em união para servir ao próximo”, ressaltou. Ela conta que tem histórico de câncer em sua família, três casos, o avô materno e duas tias dela. “Comecei visitando lugares que tratam pessoas com a doença e vi a chance de apoiar, levando informações e doações. As toucas são estampadas e bem coloridas, se ajustam bem na cabeça, trazem conforto e alegria para o dia a dia. Vendo o sofrimento de minhas tias, entendi que a melhor maneira de ajudar é dar amor nesse momento em que ficam tão frágeis, ajudando-as a enfrentar o tratamento com dignidade”, afirmou.  


Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar.


O gestor da Setas, José Messias de Araújo, agradeceu aos parceiros e voluntários pelo apoio, e convidou os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros, entrando em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

 


Cuidados intensificados


As ações e cuidados contínuos foram intensificados, na Casa de Apoio, em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19.


A gerente da instituição, Elisângela Sardinha, informou que devido a pandemia, no momento está proibido realizar visitas na Casa e que o Governo do Tocantins, por meio da Setas, com apoio de voluntários tem disponibilizado todo o material necessário para os cuidados e higiene, com objetivo de evitar a circulação da covid-19. “Estamos seguindo todos os protocolos da saúde para conter a epidemia”, afirmou. 


Localização


A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

 


Estrutura


A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Diariamente, a instituição tem capacidade para atender  126 pessoas. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.
Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465