Tocantins 31° C

Covid-19: mais de 600 pessoas são testadas no primeiro dia de mutirão

Meta era realizar 200 testes, no entanto, população compareceu em peso; ação vai até sexta, 30.

Thomas Hessel - Palmas, TO

28/04/2021

| Atualizado em

30/04/2021
Covid-19: mais de 600 pessoas são testadas no primeiro dia de mutirão

Palmas, TO - Na noite desta segunda-feira, 26, 616 pessoas realizaram testes rápidos para detectar Covid-19 durante o mutirão de testagem no Parque dos Povos Indígenas promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus). A meta era realizar 200 testes, no entanto, a boa adesão da população fez com que o número pudesse ser ampliado. A ação segue até sexta, 30, das 18 às 22 horas. Para realizar o teste, a população deve comparecer ao local munida com documentos pessoais (RG e CPF).

Do total de testes realizados, 35 tiveram IgG positivo para o vírus, ou seja, indicam memória imunológica sobre contato anterior ao vírus; e dois tiveram IgM positivo, isto é, há a presença ativa do vírus.

O gerente da Assistência Farmacêutica e organizador da ação, Ricardo Nunes, avalia o mutirão como positivo. “Não tivemos nenhum contratempo e pudemos triplicar a meta estipulada. Com os resultados faremos o mapeamento epidemiológico do vírus na Capital”, afirmou.

A servidora pública Simone Narciso Amaral esteve no parque para ser testada e afirmou que a ação é importante para conter a disseminação do vírus.  "Essas ações fazem com que a população desperte para o maior cuidado contra o vírus e que se protejam para não contaminar outras pessoas", disse ela.

Confira a programação completa de mutirões de testes rápidos realizados pela Semus nesta semana clicando aqui.