Tocantins 32° C

Programa Emaús da Arquidiocese de Palmas oferecerá apoio emocional

O programa telefônico oferecerá serviços de escuta, acolhimento e direcionamento.

Thomas Hessel - Palmas, TO

29/04/2021

| Atualizado em

30/04/2021

487

Programa Emaús da Arquidiocese de Palmas oferecerá apoio emocional

Palmas, TO - Nesta quarta-feira, 28 de abril, às 10h, será lançado no Centro de Amor Social Papa Francisco - ASAP, o Programa Emaús, o qual oferecerá serviços de escuta, acolhimento e direcionamento.

A ação também faz parte das comemorações do Jubileu de Prata da Arquidiocese de Palmas, comemorado de 31/05/2021 a 31/05/2022. O Vicariato da Ação Social (VAS), por meio da Ação Social Arquidiocesana de Palmas, está responsável por esta ação e informa que a princípio a equipe contará com três pessoas para os atendimentos e conforme a demanda será ampliada.

Segundo o Diácono Amilson Rodrigues, do VAS, a criação do Projeto se deu em decorrência de observações dos mapas afetivos que são feitos através de visitas sociais da ASAP. “Dentro do mapa afetivo percebemos a necessidade de realizar este tipo de trabalho, pois com o isolamento social aumentaram os índices de conflitos, violência doméstica, desemprego e as sequelas da Covid-19. Tudo isso abala a saúde mental das pessoas”, explicou.

O objetivo é atender cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade, principalmente relacionados aos problemas psicológicos. Os atendimentos serão feitos através de conversas, diálogos e encaminhamentos. Não serão ofertados atendimentos clínicos, porém os casos mais graves serão orientados a procurar a rede de atendimento.

O Vicariato convida àqueles que puderem e desejarem ser voluntários a realizar este tipo de atendimento especializado, a entrarem em contato com o Coordenador da ação, o psicólogo Padre Lenício.

O Call Center funcionará duas vezes na semana, nas quartas e sextas-feiras, das 08h às 12h, no Centro Amor Social Papa Francisco, com a equipe de psicólogos e estagiários da Universidade Luterana do Brasil (CEULP/ULBRA). Os números serão disponibilizados a partir de quarta-feira, 28. Não precisa ser agendado, o paciente pode ligar e conversar com o psicólogo para que o encaminhamento necessário seja realizado.