Tocantins 32° C

Rede de drenagem começa a ser implantada

Trecho faz parte de áreas atendidas com implantação de infraestrutura viária da primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas.

Thomas Hessel - Palmas, TO

10/06/2021

| Atualizado em

12/06/2021

399

Rede de drenagem começa a ser implantada

Palmas, TO - Nesta quarta-feira, 09, máquinas pesadas operam no Jardim Taquari, sul de Palmas, realizando escavações para rede de drenagem em prolongamento da Av. Teotônio Segurado, na lateral do setor. O trecho será ligado a outras vias daquela região que também receberão infraestrutura viária completa. Os trabalhos marcam a retomada das obras no Jardim Taquari que haviam sido parcialmente suspensas em razão do período de chuvas.

O setor foi contemplado pelo Programa de Requalificação Urbana de Palmas com financiamento internacional para receber rede de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária, calçadas com acessibilidade e modernização da rede de iluminação pública.

Depois do trecho da Teotônio Segurado na lateral ao bairro, avenidas internas do setor e a quadra T-33 também receberão infraestrutura viária completa. A dona de casa Francisdalva Pereira diz estar ansiosa por ver o asfalto na via que passa em frente à sua casa, a TLO-07 (prevista para receber intervenções assim que os trabalhos na lateral da Teotônio Segurado forem concluídos). "Estou muito satisfeita de ver o Taquari com asfalto. O período da poeira sempre foi muito difícil. As crianças sempre se sentindo mal. Já asfaltaram muita coisa por aqui, mas agora estou torcendo para chegarem logo na minha porta", disse a moradora, com a pequena Ana Sofia Pereira, de 02 anos.

 

Avanços

Considerando toda a infraestrutura já implantada, o bairro já contabiliza avanços importantes. Segundo a Secretaria da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), as ruas internas das quadras T-20 (com exceção da rua LO-15), T-21, T-30, T-31 e T-32 já receberam rede de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e meio-fio. Nas quadras T-30, T-31 e T-32 já há, inclusive, sinalização vertical implantada. Todas essas melhorias contabilizam 46,5% do projeto previsto para o bairro. Ainda estão previstas sinalização viária horizontal e calçadas com acessibilidade. A implantação de iluminação pública modernizada também segue em andamento.

Como já havia esclarecido o secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, as obras da primeira etapa do programa - iniciadas em abril de 2020 - estão com os percentuais de execução satisfatórios. "Manter ritmo às obras no período chuvoso fica impraticável, porque o solo saturado não oferece estabilidade para os trabalhos. Como tivemos um bom ritmo no ano passado, o andamento das obras não foi prejudicado".

A primeira etapa de obras do Programa de Requalificação Urbana de Palmas atende às quadras Arne 54 (408 Norte) (96,83%), Arne 64 (508 Norte) (67,64%), ASR-SE 25 (212 Sul) (66,06%), ASR-SE 85 (812 Sul) (68,97%) e Avenidas NS-10 (59,51%) e LO-04 (99,61%) e avenidas adjacentes às quadras citadas. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 125.220.790,77, com financiamento do Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Para a segunda etapa, com processo licitatório já em andamento. Estão estimados investimentos da ordem de R$ 33 milhões para levar infraestrutura viária completa para os setores Santa Fé, Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III, na região sul de Palmas.