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Acolhimento para servidores da Secad apresenta números positivos
Projeto reforça a importância da escuta ativa no ambiente de trabalho.
Thomas Hessel - Palmas, TO
| Atualizado em
Palmas, TO - Amparar e acolher a pessoa em sofrimento psíquico são os primeiros passos para o que a psicologia chama de primeiros socorros da saúde mental. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) desenvolveu o “Escuta Secad”, um canal de atendimento psicológico exclusivo para servidores da pasta.
O intuito deste canal é fazer com que o servidor da Secad obtenha um suporte especializado e se sinta amparado em suas dificuldades. “Esta medida foi tomada pensando no nosso bem mais valioso, o servidor, e em como ele tem lidado com as mudanças que este momento de pandemia nos impôs e como isso tem refletido no seu rendimento laboral” afirma o secretário da Administração, Bruno Barreto.
Com pouco mais de quarenta dias de funcionamento, o canal de escuta psicológica “Secad Escuta” já tem bons números para se comemorar. De acordo com relatório da psicóloga responsável, Joyce Assunção, 71 servidores foram encaminhados para um amparo psicológico especializado no Projeto Saúde Mental do Servidor, 16 servidores foram acolhidos por meio da escuta ativa e 3 estão realizando acompanhamento semanal com a psicóloga.
Joyce Assunção conta que bastantes servidores se mostraram receptivos ao canal e muitos ainda têm algum receio. “É importante frisar que nosso trabalho é ouvir o servidor, dando espaço para que seus sentimentos sejam expressos. A partir disso, observamos quais os sinais que podem representar algum risco quanto à saúde mental e orientá-los”, afirma.
De acordo com Joyce, a diversidade de transtornos emocionais causados pela pandemia mostra que a escuta é o melhor caminho para ajudar no alívio emocional pontual, bem como prevenir o agravamento. “A saúde mental engloba desde os sintomas físicos como aperto no peito e dificuldade de respirar, até a tristeza persistente ou irritação desproporcional. Em todos estes casos buscamos evitar a cronicidade destes sintomas”, ressaltou.
Quando procurar o Escuta Secad?
Quando o servidor sentir desconforto emocional; estiver desmotivado; perceber dificuldades de elaborar suas emoções de forma que interfira na sua rotina seja social ou profissional; o servidor deve buscar este canal sempre que sentir necessidade de ser acolhido frente a uma demanda pessoal e profissional.
Como funciona?
O “Escuta Secad” é um canal exclusivo para servidores da Secad. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp 63 9 9119-4084 e marcar um atendimento inicial com a psicóloga, Joyce Assunção. Os atendimentos podem acontecer através de vídeo chamada ou presencialmente.
A partir disso, a psicóloga pode: encaminhar o servidor para o atendimento psicológico especializado ou escutar e acompanhar periodicamente o servidor.