Tocantins 33° C

Fesp lança site para dar acesso às informações sobre serviços

Além de cursos e treinamentos, a Fesp é responsável pelas residências em saúde em diversas áreas

Thomas Hessel - Palmas, TO

06/07/2021

| Atualizado em

10/07/2021

308

Fesp lança site para dar acesso às informações sobre serviços

Palmas, TO - Facilitar o acesso a informações sobre planos, projetos e programas de saúde ofertados pelo Município é a proposta do novo site da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que será lançado nesta terça-feira, 06.  o site da Instituição (fesp.palmas.to.gov.br/)  será mais um canal de comunicação do poder público municipal da capital com a sociedade.

Criada em 2013, a Fesp vem se consolidando como instituição fundamental para a promoção, regulação e desenvolvimento de toda atividade de formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde voltada para o desenvolvimento dos trabalhadores, no âmbito da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde então, são ofertados cursos de capacitação, palestras, workshops, e agora, neste momento de pandemia do novo coronavírus, lives e encontros virtuais com temas variados, expandindo os limites da Capital, já que se tratam de atividades online disponibilizadas no canal do YouTube da Fundação. https://www.youtube.com/channel/UCiM1odatf_5dZzQsTxMfIGQ

“A Fesp é uma escola de saúde de Palmas de referência para o estado do Tocantins, tanto no campo da pesquisa, como na extensão da formação dos trabalhadores do SUS. Por isso, acredito ser uma grande conquista termos mais este canal direto com o cidadão, já que toda a sociedade poderá acompanhar, em tempo real, todo o trabalho desenvolvido nesta excelente escola de saúde que temos em nossa Capital e, consequentemente, o trabalho final de diversos servidores da Secretaria da Saúde que se qualificam aqui na Fundação para melhor atender nossos pacientes”, destacou a prefeita Cinthia Ribeiro.

A presidente da Fesp, Marttha Ramos destaca a importância de uma instituição educacional, como a Fesp, ter um site independente. “É importante para os servidores da Fesp darmos mais este passo, pois teremos todas as informações compiladas em um mesmo ambiente. O site será uma ferramenta para os tutores/preceptores, equipe técnica e também para os bolsistas e residentes que poderão ter acesso a todas as informações dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação, em todas as suas vertentes. Estamos muito felizes e confiantes que iremos atrair ainda mais novos alunos e parceiros”, comemorou a presidente.    

Portal Fesp

Planejado e desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação em Saúde (Nucom) e pelo Núcleo de Tecnologia em Saúde da Fesp (NUT), o site é voltado especialmente para os profissionais, residentes e acadêmicos em saúde, mas também para a população em geral. "Estamos entregando à Prefeitura de Palmas um portal moderno, seguro e bem planejado. Também foram utilizadas as tecnologias mais recentes no processo de desenvolvimento, que asseguram a qualidade das informações entregues", diz o coordenador do NUT, Álvaro Prestes.

Além do NUT, a Fesp conta com o Núcleo de Práticas baseadas em Evidências Científicas (Nupec); Núcleo de Pesquisa Aplicada à Saúde (NUPS) e Núcleo de Comunicação em Saúde (Nucom), o  Projeto de Pesquisa e Extensão Palmas Para Todos (PPT), bem como o Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS), composto por nove programas de residência, entre eles o de Medicina em Saúde de Família e Comunidade, Multiprofissional em saúde Coletiva e em Saúde Mental. Esses programas são desenvolvidos nas unidades de saúde de Palmas e em outras instituições parceiras.  

Todos esses serviços estão presentes no portal, assim como os detalhes dos demais projetos, ações e programas de residência ofertados. No site, o interessado também poderão se inscrever em uma das residências ofertadas e os alunos terão acesso a Certificados, Declarações e Documentos diversos.