Tocantins 31° C

GAROTO DE 10 ANOS ENSINA COMO EMPREENDER NO TOCANTINS

Com apenas 10 anos, Ryan Maia destacou sobre o protagonismo infantil no empreendedorismo

FERNANDO HESSEL - Palmas, TO

22/10/2021

| Atualizado em

22/10/2021

488

GAROTO DE 10 ANOS ENSINA COMO EMPREENDER NO TOCANTINS

 

PALMAS, TO - Quando o assunto é empreender, a inovação e tecnologia andam lado a lado, e, quando crianças integram esse cenário torna ainda mais empolgante. Foi com essa ideia que aos 10 anos Ryan Maia contou um pouco de sua trajetória no segundo dia da Sicteg On. O evento aconteceu na quinta-feira (21) e serviu de inspiração para todos os presentes.

A palestra abordou o incentivo ao empreendedorismo infantil, onde Ryan falou sobre sua experiência em fazer parte da Academia de Letras do Brasil (ALB), e do Núcleo Jovem do DF. E ainda compartilhou sobre seu dia a dia sendo Co-Fundador do projeto Criança de Negócios e CCO da hamburgueria Ryan Maia.

Ryan detalhou como surgiu a ideia da criação da sua hamburgueria e divertiu o público sobre como desenhos animados o incentivou. “Minha mãe queria abrir uma loja de doces, mas eu vi o Bob Esponja que trabalhava no Siri Cascudo e pensei: que tal termos uma lanchonete também? Desenhos ajudam sim a ter ideias boas”, brinca o menino.

Além de ajudar no empreendimento, criado com o próprio dinheiro arrecadado com palestras, ele estuda inglês, programação e oferece aulas pela internet. Mesmo com a agenda cheia, Ryan teve tempo de escrever novos livros. Com 6 anos lançou seu primeiro livro intitulado “Uma heroína e um herói”, com 28 páginas, que conta a vitória do bem sobre o mal, com personagens inventados por ele, como o homem-tomada e a menina-ema.

O evento foi voltado para o público infantil, mas muitos adultos e jovens acompanharam pelas plataformas digitais da Sicteg. A acadêmica do curso de enfermagem da UnirG, Laryssa Reis conta que ficou admirada com a desenvoltura e inteligência do garoto. “Ele dá um show de criatividade e inteligência. Como pode com apenas 10 aninhos ter todo esse histórico no mercado de trabalho. Um grande exemplo para nós”, destacou a universitária.

A programação da tarde contou também com a participação de Maryana com Y, que alegrou ainda mais o público, contando histórias divertidas e destacando temas sobre sobre Inteligência Emocional, Relacional e Imaginativa com muita positividade.

Sicteg ON


"A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", é o tema da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG), que acontece entre os dias 20 a 22 de outubro de 2021. A SICTEG é uma ação alinhada à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.