Tocantins 33° C

O PERIGO DE CASAS VAZIAS EM PERÍODO DE FÉRIAS

Para a GMP, tão importante quanto fazer as malas é planejar a segurança do seu imóvel

FERNANDO HESSEL - Palmas, TO

29/12/2021

| Atualizado em

28/12/2021
O PERIGO DE CASAS VAZIAS EM PERÍODO DE FÉRIAS

 

PALMAS, TO - As festividades de fim de ano são esperadas pelas celebrações tradicionais do Natal e Ano Novo, mas também por ser um período de férias e de viagens para muitos. Diante disso, surge a preocupação com a segurança das casas que ficam vazias, aumentando as chances de invasão ou furto. Para a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) tão importante quanto fazer as malas é planejar a segurança do seu imóvel. Só assim, será possível desfrutar das férias e sem medo de surpresas desagradáveis ao retornar.


Segundo o chefe da Divisão de Planejamento Operacional da Guarda Metropolitana de Palmas, Subinspetor C, Carlos Rogério Pereira Lima, alguns cuidados simples podem contribuir para evitar invasão ou furtos às residências, bem como evitar atrair a atenção de meliantes que buscam oportunidades, principalmente, nesse período do ano.
Lima faz um alerta para quem vai viajar: “nunca comente sobre a viagem em locais públicos ou próximo de pessoas desconhecidas e tome muito cuidado com as redes sociais e tenha certeza que está compartilhando seu status e fotos da sua viagem somente com pessoas confiáveis”.

Confira mais dicas:


- Evitar divulgar que vai viajar, principalmente nas redes sociais. O ideal é não divulgar, pois se a residência já estiver sendo monitorada por algum meliante, ele saberá que a residência estará vazia neste período;
- Se não ficar uma pessoa responsável pela casa, o ideal é se certificar que todas as portas e janelas estão bem fechadas. No caso das janelas do tipo blindex, é bom colocar um pedaço de madeira, ou outro material similiar, para calçar e travar as janelas por dentro;
- Não deixe luzes acesas, este costume indica que a casa está vazia, e pode chamara a atenção do ladrão, que durante o dia vai perceber que não há ninguém na residência;

De acordo com a Guarda Metropolitana de Palmas, um bom relacionamento com a vizinhança pode fazer a diferença no quesito segurança. Se você tiver um vizinho de sua confiança, avise-o que vai viajar e deixe um telefone de contato para que avise caso haja algum movimento estranho na residência.

Se possível peça a um amigo ou familiar, para que faça visitas à residência durante o dia ou à noite, pois esse ato descaracterizará que o imóvel está abandonado.