Tocantins 32° C

Passaportes continuam suspensos no Brasil

Os brasileiros que precisam renovar passaportes estão em pânico com a nota emitida agora há pouco pela Polícia Federal (27)...

28/06/2017

| Atualizado em

08/07/2017

4205

Passaportes continuam suspensos no Brasil

PALMAS, TO - Os brasileiros que precisam renovar passaportes estão em pânico com a nota emitida agora há pouco pela Polícia Federal (27). A partir desta data está suspensa a emissão de novos documentos de viagem por tempo indeterminado. A justificativa é da falta de previsão orçamentária do Governo Brasileiro para recontratar a Casa da Moeda; órgão responsável pela impressão dos passaportes brasileiros.

O questionamento nas redes sociais é sobre o motivo desta suspensão uma vez que cada cidadão paga o valor do serviço referente a emissão do documento.
Muitos estão apreensivos principalmente aqueles que estão com viagem marcada; que requer que os passaportes estejam com validade mínima de seis meses; correndo o risco de não conseguirem embarcar ou até mesmo terem a entrada no país de destino recusada pelo mesmo motivo.

O Governo Brasileiro ainda não se posicionou sobre a possibilidade de assinar uma Medida Provisória para manobrar o orçamento e regularizar este problema.
Se a decisão se mantiver; muitos brasileiros estarão proibidos de deixar o país.
Ao acessar o site da Polícia Federal uma mensagem é colocada informando a paralisação.

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal informa que está SUSPENSA a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega dos passaportes solicitados, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Portal da PF: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte