Tocantins 32° C

Palmas alerta sobre a importância de doar leite

Atividades serão desenvolvidas em todo o Estado neste mês de maio, com o intuito de capacitar e orientar as doadoras

FERNANDO HESSEL - Palmas, TO

03/05/2022

| Atualizado em

03/05/2022

156

Palmas alerta sobre a importância de doar leite

 

PALMAS, TO - Neste mês de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará programação especial em comemoração ao Mês de Doação de Leite Humano. As ações coordenadas pela Rede Tocantinense de Bancos de Leite Humano (RBLH) serão feitas em todo Estado e tem o objetivo de orientar mães, sobre a importância da doação de leite e capacitá-las para realizar a doação.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Walkíria Pinheiro, a participação das mães é primordial para a realização da programação. “Nós organizamos uma agenda que contempla as regiões sul, norte e central do nosso Estado, a fim de que todos estejam envolvidos nas ações. Neste mês, queremos reforçar e orientar sobre como a doação pode salvar e melhorar a qualidade de vida de tantos bebês”, afirma.

A mamãe da pequena Valentina, Rute Gonçalves Gomes, conta que o leite materno tem sido essencial para o desenvolvimento da sua filha. “A minha bebê, nasceu com 28 semanas e dois dias, e eu acho importante estimular tirar o leite, para que minha filha possa receber o leite materno e se desenvolver. O leite tem muitos nutrientes e possui uma importância grande para ela e servirá para que possamos sair o rápido possível do hospital”, ressalta.

Doação de leite no Tocantins

Conforme dados da RBLH estadual, em 2021 foram realizados 44.045 atendimentos, 3.776 visitas domiciliares, 2.637 doações, 2.095 bebês atendidos (receptores), 2.632 litros de leite humano coletado e 1.780 litros leite distribuídos.

Até março de 2022, já ocorreram 9.510 atendimentos, 948 visitas domiciliares, 719 doadoras, 532 bebês atendidos (receptores), 639 litros de leite humano coletado e 386 litros de leite distribuídos.