Tocantins 35° C

Cães sofrem de diabetes agressiva, dizem especialistas

Os sintomas mais comuns do Diabetes Mellitus são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite e da frequência urinária.

DIRETO DE PALMAS, TO - Fernando Hessel

17/06/2022

| Atualizado em

17/06/2022

307

Cães sofrem de diabetes agressiva, dizem especialistas

 

PALMAS, TO - Pode até parecer incomum, mas o Diabetes Mellitus é, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, a doença endócrina mais frequente em cães. “O Diabetes acomete cachorros e gatos, assim como acomete humanos. Ocorrem exatamente os mesmos problemas. Trata-se de deficiência do corpo em produzir insulina, o que afeta diretamente o bem-estar desses pacientes, caso não seja controlada”, explica Suzana Melo, médica veterinária e analista técnica de marketing da linha para pets da Syntec do Brasil.

Os sintomas mais comuns do Diabetes Mellitus são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite e da frequência urinária. Suzana alerta que a doença pode desencadear problemas secundários. “É normal que cães acometidos pelo Diabetes sofram com o aparecimento de catarata, pancreatite e infecções”, alerta.
Um dos problemas causados pelo Diabetes é a demora da cicatrização de feridas. “Um excesso de glicose torna as células de defesa menos eficazes, impedindo que alcancem e matem seus alvos. Estudos mostram que a hiperglicemia aumenta a produção de substâncias derivadas do oxigênio, o que provoca aumento significativo de morte celular. Em outras palavras, isso significa que algumas células morrerão antes de concluir o seu papel, o que leva à cicatrização inadequada ou prolongada”, explica a veterinária da Syntec.

Para auxiliar na cicatrização das feridas, a Syntec do Brasil oferece Cikadol, pomada formulada à base de Benzilpenicilina Benzatina, Benzilpenicilina Procaína, Diidroestreptomicina, Óleo de Citronela e Ureia. A associação de seus ativos amplia o espectro bacteriano, suprimindo o crescimento de micro organismos Gram-positivos e Gram-negativos, além de proporcionar efeitos repelente e cicatrizante, desenvolvendo a integridade da pele.