Tocantins 34° C

Combate à exploração sexual e trabalho infantil em Gurupi

Ação faz parte do Projeto Respeitar, Proteger e Garantir que ocorre todo ano sobre prevenção, durante o carnaval do Tocantins

FERNANDO HESSEL | Gurupi, TO

21/02/2023

| Atualizado em

21/02/2023

1059

Combate à exploração sexual e trabalho infantil em Gurupi

 

GURUPI, TO - Com foco no fortalecimento às políticas de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participou, na sexta-feira de carnaval, 17, de uma passeata organizada pela Prefeitura do Município de Gurupi para festejar o carnaval seguro e com saúde.

Juntando-se aos blocos das Instituições que trabalham as políticas de proteção e de garantia de direitos dos cidadãos, a Seciju uniu-se à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania disponibilizando materiais informativos sobre prevenção e combate ao abuso e exploração sexual e trabalho infantil de crianças e adolescentes trabalhados por ambas as Pastas em nível estadual e municipal, respectivamente.

O intuito do evento, além de festejar a volta da tradicional festa no Município, foi reunir todas as Instituições que integram a rede de proteção dos direitos dos cidadãos para levar mensagens de empoderamento, prevenção, segurança, respeito, proteção, saúde, preconceito, entre outros temas.

Blocos
O evento contou com a presença de diversas autoridades do executivo municipal, como a prefeita Josi Nunes que puxou os blocos durante toda a passeata pelas ruas até a concentração onde estavam montados os stands de cada bloco, como da sáude e de assistência.

Representando as gerencias de Promoção dos Direitos de Crianças e adolescentes e da Promoção da Primeira Infância da Seciju no Bloco formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a gerente da Primeira Infância, Andreia Seles, falou sobre o intuito da ação.

“Nosso foco é a prevenção e o principal objetivo é levar informações sobre a política abordando as temáticas de exploração sexual, combate ao trabalho infantil e vendas de bebidas alcóolicas a menores nessa temporada festiva”, enfatizou.

A diretora de Cidadania em Gurupi, Dani Prado, também reforçou o trabalho conjunto entre todas as esferas na defesa de direitos. “Ações como essa de hoje são essenciais para sensibilizarmos à mobilização da comunidade nos cuidados com nossas crianças e adolescentes nesse período festivo. Nosso principal objetivo é estreitar laços entre município e estado a fim de avançarmos nas políticas de prevenção e promoção a todos os cidadãos”, disse.