Tocantins 30° C

Força tarefa discute soluções para dependência química

O fórum acontecerá dentro da programação do projeto piloto AcrediTO

18/08/2017

| Atualizado em

18/08/2017

6982

Força tarefa discute soluções para dependência química

 

Palmas, TO - O Fórum de Pactuação dos Serviços realizado pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17 reuniu representantes do Ministério Público do Tocantins, Defensoria Pública, Governo do Estado, Polícia Militar, Fundação da Escola de Saúde Pública de Palmas, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para conhecer e discutir os serviços ofertados dentro da política pública sobre álcool e outras drogas.

Durante o evento os órgãos apresentaram e discutiram os serviços que cada um realiza para, na sequência, ser proposto uma rede integrada, segundo explicou o presidente da Fundação de Juventude, Nahylton Alen. “Aqui no fórum cada órgão apresentou o que faz e a partir disso será feita uma rede integrada de serviços, que tem como intuito construir um fluxo de trabalho mais prático e eficaz. e essa rede é selada pela carta de pactuação, que será apresentada no próximo fórum”, destacou.

A carta tem como destaque melhorias a serem feitas entre os órgãos, como um canal de comunicação direta, atração de mais parceiros que também realizam trabalho dentro do âmbito do álcool e outras drogas e realização de fóruns quinzenais. O próximo fórum onde será apresentado o fechamento da carta e dado o inicio da criação da rede ainda não possui uma data definida.

O fórum é uma das ações que acontecerá dentro da programação do projeto piloto AcrediTO e surgiu da necessidade de reunir as diferentes esferas do poder público, para um alinhamento dos serviços, com o fim de melhorar o fluxo das demandas em relação a álcool e outras drogas advindas da cidade de Palmas.

O projeto AcrediTO é desenvolvido pelo Conselho Estadual Sobre Drogas do Tocantins (Conesd-TO), em parceria com o Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Palmas e tem como objetivo unir forças de diversos setores estaduais, bem como da sociedade civil, visando diminuir a oferta de substâncias ilícitas e da violência, além de dar oportunidade de vida melhor com tratamento, capacitação e reinserção das pessoas com dependência química na sociedade.

 

Serviços da FJP

A Fundação Municipal da Juventude oferece os seguintes serviços dentro das políticas públicas sobre álcool e outras drogas - acolhimento de pessoas em situação de rua por meio do projeto Palmas que te Acolhe; palestras interativas nas Escolas de Tempo Integral com o “E Agora, Sexo, Drogas e Tecnologia”; ação de ocupação com atendimentos de saúde, cultural e social em locais que possuem usuários de álcool e outras drogas que se encontram em situação de rua; e divulgação e um trabalho de conscientização a partir de campanhas com o selo: “Cuide-se do início ao fim. Festa boa acaba bem”. E irá eleger neste segundo semestre de 2017 o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas, que terá como função fiscalizar essas atividades e realizar a construção de novas ações.