Tocantins 33° C

Economia Solidária visita Entidade referência em Fortaleza

O Projeto é proveniente de um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho e Emprego

13/09/2017

| Atualizado em

14/09/2017

8560

Economia Solidária visita Entidade referência em Fortaleza

Palmas, TO - Dando início à primeira visita do cronograma de Intercâmbio para Conhecimento de Experiências em Economia Solidária e Banco Solidário, uma equipe composta por 17 representantes, cada um de uma cidade tocantinense contemplada pelo Projeto Escosol Territorial, visitou na manhã desta terça-feira, 12, a Associação de Mulheres em Ação (Ama), que desenvolve o projeto Budegama, em Fortaleza (CE). A comitiva é chefiada pela gestora da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral.

Localizada no bairro Conjunto Esperança, a Ama é referência da Economia Solidária para o Brasil e o exterior. Criada há 12 anos, a Entidade começou do zero, mas contou com o esforço e união de dez mulheres. Ao longo dos anos uma ação paralela dentro da Ama foi ganhando espaço e credibilidade: o Budegama.

“Nesses 12 anos de existência temos aprendido muito, e também colhido muitos frutos. Focado na Economia Solidária, conseguimos nos fortalecer como Entidade, aprender a dividir lucros e despesas, a trabalhar em prol de um objetivo comum e ganhar prêmios”, disse, Luciana Eugênio, associada.

A Ama viu na confecção de bonecas uma forma de alavancar a geração de emprego e renda do bairro, e ir mais além com cursos de aperfeiçoamento e troca de experiências. O esforço coletivo já rendeu ao local, vendas de bonecas para o Unicef, ONU e ainda um prêmio no valor de R$50 mil reais do Banco BNDES, por três vezes.

“São experiências como estas, de uma Associação que foi creditada por Instituições ainda mais sérias que tivemos o aval do Governador Marcelo Miranda para trazer essas pessoas até aqui e poder absorver o máximo possível de informações empíricas e depois repassá-las aos municípios que foram contemplados com o Ecosol”, pontuou a secretária Patrícia.

Conhecimento que Angliotonia Amaral, representante de Ponte Alta do Tocantins, já absorveu, anotou e quer partilhar ao voltar ao Tocantins. “A explicação desta manhã foi um divisor de águas para mim. Percebi que nós poderemos explorar e expandir várias formas da Economia Solidária, e não apenas vender material de Capim Dourado. Por quê não vendermos junto o mel? Confeccionar bonecas e pôr nelas acessórios do Capim?”, vislumbrou.

A presença dos 17 municípios do Estado em Fortaleza recebeu elogios da gestora de convênios do Ministério, Marli Bianna, que disse que o Tocantins tem avançado muito. “O Tocantins é muito atuante. Temos acompanhado e percebido o quanto o Estado tem seguido o cronograma dentro do prazo e com as ações da Economia Solidária têm sido levadas a séria”, justificou.

 

Budegama

O Budegama é um projeto da Associação das Mulheres em Ação - AMA organizada por mulheres da periferia de Fortaleza. Trata-se de um espaço de articulação, produção e comercialização solidária. O local para além de expor os produtos (artesanatos e confecções), também agrega a produção coletiva de bonecas de pano que estimula a criatividade, incentiva a geração de trabalho e renda, favorece a troca de experiência e convivência entre as mulheres associadas. O trabalho é na base da auto-gestão, onde é realizado a prestação de contas e divididos os lucros de acordo com o que foi vendido. Há um acordo de convivência em que cada associada se compromete a ficar um dia determinado na loja.

 

Projeto de Economia Solidária - Ecosol Territorial

O Projeto é proveniente de um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, tem como objetivo fortalecer organizações de Economia Solidária nos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Tocantins com o intuito de promover o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza do Estado.

 

Durante esta semana, um grupo de 17 pessoas visitará os principais projetos considerados bem-sucedidos em Fortaleza, haja vista que os mesmos já desenvolvem ações do Ecosol, e o objetivo é fazer com que os agentes tocantinenses possam absorver as boas práticas e experiências e incrementá-las ou implantá-las no Tocantins.