Tocantins 33° C

Diante de greve Palmas contrata professores

Professores estão em greve de fome na Camara Municipal

22/09/2017

| Atualizado em

26/09/2017

231

Diante de greve Palmas contrata professores

Palmas, TO -  Os mais de 36.500 alunos da rede municipal de ensino ganharam até o início da tarde desta quinta-feira, 21, o reforço de cerca de 300 professores contratados pela Prefeitura de Palmas para atuarem em substituição aos professores em greve deflagrada por parte da categoria.

Segundo a prefeitura, a contratação deu-se como medida para evitar prejuízos à comunidade escolar durante o período de greve. Outra medida adotada foi o remanejamento de servidores de outras pastas para suprir a demanda referente exclusivamente à parte administrativa, bem como do reforço de alguns professores que estavam atuando em áreas administrativas da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e que possuem ampla experiência em sala de aula. Já nesta sexta-feira, 22, 100% das escolas estarão funcionando normalmente, é o que garante o secretário da educação.

A Prefeitura informa que o acompanhamento das crianças com deficiência ou com problemas cognitivos está sendo feito por profissionais de acordo com a necessidade específica de cada aluno, sem que ocorra qualquer dano ao desenvolvimento dessas crianças.

Diálogo, data-base e progressões

Sobre o pagamento dos benefícios questionados pela categoria, a Prefeitura reforça que sempre esteve aberta ao diálogo e, assim como previsto, está efetuando o pagamento dos direitos dos servidores, como data-base e progressão. A gestão também se comprometeu a pagar a data-base de todos os servidores até dezembro de 2017 e os retroativos até abril de 2018,

A gestão incluiu na folha de pagamento de agosto de 2017, além dos salários dos servidores municipais, o pagamento da data-base para 64% do funcionalismo municipal e a primeira parcela de progressões e titularidades para o quadro da Educação. Ao todo são cerca de R$ 41.2 milhões liberados na folha de agosto e pouco mais de R$ 409 mil em folha complementar.

A secretária executiva da Semed, Germana Pires, ressaltou que para a lotação dos novos profissionais é levado em consideração à especialidade de cada professor e a necessidade das unidades educacionais. “Muitos professores já estão retornando às escolas. Contabilizamos na manhã desta quinta-feira um percentual de 70% dos servidores trabalhando efetivamente para garantir a continuidade das aulas sem prejuízos aos nossos alunos”, explicou.