Tocantins 31° C

Humanização do Hospital Infantil de Palmas entra em pauta

A principal vantagem do Projeto, segundo a idealizadora, é a diminuição dos níveis de stress dos acompanhantes

26/09/2017

| Atualizado em

28/09/2017

912

Humanização do Hospital Infantil de Palmas entra em pauta

PALMAS, TO - O Projeto Entrelaçando, que ensina bordados e trabalhos manuais a mães e acompanhantes de crianças internadas no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP) recebeu um reforço nesta segunda-feira, 25, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). A secretária da pasta, Patrícia Amaral conheceu as atividades pessoalmente e realizou a entrega de uma máquina de costura que facilitará os trabalhos das instrutoras do Projeto.

 

A secretária encantou-se com a iniciativa e a qualidade dos produtos confeccionados no Projeto. “Nós acreditamos muito em trabalhos como esse e estamos sempre prontos a apoiar. Além da ajuda com a máquina. Disponibilizamos uma de nossas instrutoras do Projeto de Geração de Renda Aafeto para passar um período treinando multiplicadoras em novas técnicas de artesanato”, explicou a gestora.

 

O Projeto Entrelaçando foi idealizado pela servidora do HIPP, Ednalva Ferreira, ao perceber o alto nível de stress das mães que tem suas crianças internadas por grandes períodos: “Tudo começou com uma senhora que passou nove meses conosco. Me compadeci ao perceber que nada mais a distraía, nem televisão, conversas ou tentativas de socialização. Então perguntei a ela se tinha vontade de aprender algo, e ela topou. As outras foram se interessando e o projeto foi se firmando graças a muitos apoios”, conta Ednalva.

 

A principal vantagem do Projeto, segundo a idealizadora, é a diminuição dos níveis de stress dos acompanhantes o que também afeta na saúde das crianças internadas. “O que observamos é que uma mãe mais tranquila tem mais condições de cuidar do filho doente. E a criança percebendo o acompanhante mais calmo também se sente mais segura e todos ficam mais felizes”, explica Ednalva.

 

O carro chefe do Entrelaçando são os panos de prato bordados com Patch Aplique. No início das instruções as alunas recebem uma apostila, um kit com dois panos, as linhas e agulhas. Ao final, elas podem ficar com um dos produtos e o outro é devolvido para ser vendido. A renda da comercialização garante a manutenção da Ação.

 

Para ampliar a atuação do Entrelaçando, a instrutora do Projeto Acreditando e Apoiando as Famílias Tocantinenses (Aafeto), Maria Aparecida Cavalcante, estará no Hospital por duas semanas ensinando novas técnicas de artesanato como Restauração de Móveis e Garrafas Decoradas. “Estou passando o conhecimento às pessoas que já trabalham no Entrelaçando para que elas se tornem multiplicadoras. É um prazer ajudar de alguma forma uma iniciativa tão bonita”, elogia a instrutora.