Tocantins 31° C

Aluna de Paraíso é selecionada para intercâmbio nos EUA

A estudante comemorou o resultado divulgado na noite desta terça-feira, 31

01/11/2017

| Atualizado em

01/11/2017

1802

Aluna de Paraíso é selecionada para intercâmbio nos EUA

Miami, FL - A estudante Maria Carolina Azevedo, da cidade de Paraíso, será a representante do Tocantins na edição 2018 do Programa Jovens Embaixadores. Ela tem 16 anos e cursa a 2ª série do ensino médio, no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins. A jovem e os demais vencedores do processo seletivo passarão três semanas em intercâmbio nos EUA com todas as despesas pagas pela Embaixada Americana, promotora da iniciativa.

A estudante comemorou o resultado divulgado na noite desta terça-feira, 31. “Apesar de confiar no meu potencial, foi uma surpresa, porque todos os candidatos tinham condições de ser escolhidos. Acho que o diferencial que os examinadores levaram em conta foi meu espírito de liderança, a facilidade de me expressar, além da fluência da língua inglesa. Estou ainda sem acreditar, mas muito feliz com essa experiência, que será importantíssima na minha vida estudantil e pessoal”, disse empolgada.

Todos os anos, o Programa Jovens Embaixadores seleciona alunos das escolas públicas brasileiras, com idade entre 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Além de ser uma aluna exemplar, Maria Carolina também realiza diversas atividades de voluntariado relacionadas à igreja católica, participa de grupo de dança e música, é escoteira e ainda faz parte do grêmio estudantil de sua escola. “Tenho uma agenda bem cheia e espero continuar me empenhando para fazer coisas que gosto e ajudando outras pessoas”, relatou.

 

Seleção

No Tocantins, a seleção dos estudantes foi coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Neste ano, a pasta realizou ampla mobilização em todo o Estado e registrou mais de 200 inscritos no processo seletivo do Jovem Embaixador 2018.

Além de Maria Carolina, outros três estudantes disputaram a vaga na final nacional: César Sousa Silva, aluno do Colégio Estadual Adolfo Bezerra, de Araguaína; Eros Silvian Borges Coelho Teixeira, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira Costa, de Gurupi; Gabriel Gomes Neves, do CEM Oquerlina Torres, de Guaraí. Como reconhecimento pela boa colocação, os semifinalistas participam, em 2018, do Curso de Imersão da Língua Inglesa, em Brasília.

 

Intercâmbio

O intercâmbio oferecido pelo Programa Jovens Embaixadores acontece de 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018 e proporciona aos alunos conhecerem a capital dos EUA, Whashington e outras cidades, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Eles participarão de reuniões com autoridades do governo Americano e líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, além de participar de atividades voluntárias. Por onde passarem, os estudantes brasileiros farão uma apresentação relatando diversos aspectos do Brasil. No retorno, os jovens embaixadores apresentarão planos de ação na área de voluntariado e terão a missão de implementar as ações nas comunidades onde vivem, ao longo do ano de 2018.

Desde 2003, mais de 500 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as secretarias estaduais de educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.