Tocantins 31° C

Palmas participa de rodadas de discussão na Europa

Amastha é vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP)

13/11/2017

| Atualizado em

15/11/2017

1426

Palmas participa de rodadas de discussão na Europa

Bonn, Alemanha - A proposta de disseminar a sustentabilidade como uma pauta permanente para investimentos tem contribuído para dar a Palmas visibilidade internacional. Prova disso é a representatividade que a Capital tem demonstrado em discussões sobre mudanças climáticas e proposições de lideranças de todo mundo, a exemplo do que acontece, nesta segunda-feira, 13, em Barcelona, Espanha. Lá o prefeito Carlos Amastha se juntou à comitiva do Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais (Iclei) para participar do Encontro do Comitê Executivo do Iclei Global e de reunião regional do Iclei América Latina.

Em agosto deste ano, Palmas, após convite do Iclei, aderiu ao programa Governos Locais pela Sustentabilidade, que forma a principal associação mundial de governos locais, dedicada ao apoio no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção de conceitos de sustentabilidade em mais de 1.500 governos regionais e de cidades de mais de 100 países.

O convite para adesão ao Iclei surgiu após Palmas investir na elaboração de políticas públicas inéditas no Brasil de estímulo ao investimento na produção de energia fotovoltaica, a exemplo do Programa Palmas Solar que define como obrigação de todos os prédios públicos no município a introdução de sistemas de geração de energia solar.

A partir do programa, a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamarandé é outro exemplo de equipamento público que virou modelo para todo o País, se tornando a primeira pública escola com maior produção fotovoltaica do País. A ETI tem 160 placas de captação de energia que geram economia de aproximadamente R$ 5 mil por mês, valor que, no orçamento da unidade, é convertido para investimento em projetos internos da escola.

Em visita a Palmas, o secretário executivo do Iclei, Rodrigo Perpétuo, chegou a afirmar que Palmas é uma cidade muito diferenciada e a mais comprometida do Brasil com investimento em energias renováveis.

 

Clima

Amastha é vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP) e, ao lado do presidente da FNP, Jonas Donizette, e outros prefeitos brasileiros, participa ainda em Barcelona da Cúpula Climática de Líderes Locais e Regionais e outras agendas estratégicas. Um dos assuntos na pauta do encontro são o financiamento e a apresentação do novo Comitê Executivo Regional do Iclei e a definição de ações conjuntas na América Latina.

Na reunião regional, em que Amastha participa, estão em destaque governos regionais e locais que podem contribuir com ações voltadas para a redução da emissão de poluentes no ambiente e como podem alcançar objetivos específicos e atualizações de proposições para contribuições com a sustentabilidade de suas comunidades. Ao lado do secretário executivo do Iclei, Rodrigo Perpétuo, o prefeito de Palmas e outros líderes discutem ainda proposições para cumprimento das metas do Acordo de Paris.

“Além de todo o investimento em ampliação da produção de energia fotovoltaica, não é para menos que Palmas tem desenvolvido ações que saem do discurso teórico e mostram na prática o quão relevante são as pautas de sustentabilidade para nós. Por isso estamos arborizando a cidade de forma progressiva, com 36 mil mudas de plantas nativas, e desenvolvido de forma permanente programas de gestão de áreas verdes para que estes espaços se tornem patrimônio sustentável e comum entre a natureza e todas gerações que vivem e viverão na cidade. Cada vez mais queremos que Palmas seja uma referência e essa parceria com o Iclei, obviamente, potencializa nosso trabalho”, reforma Amastha.