Tocantins 33° C

Senadora vai a Peixe no interior em busca de apoio do TO

Kátia Abreu já demonstrou vontade de ser governadora em 2018

03/12/2017

| Atualizado em

03/12/2017

1051

Senadora vai a Peixe no interior em busca de apoio do TO

Palmas, TO - A senadora Kátia Abreu em visita ao município de Peixe se reuniu nessa sexta-feira, 1º de dezembro, com os vereadores, vice- prefeito e prefeito, João Carlos Lima (Patiu) e José Augusto Bezerra, respectivamente, e disse que o Tocantins tem a pior máquina pública do país. Segundo a parlamentar o estado ficou em 27º lugar no livro de competitividade, resultado que não atraí investidores para o Tocantins. O encontro foi na Câmara Municipal da cidade.

“Imaginem que vocês têm um dinheiro no bolso ou um grande crédito no banco e querem ampliar ou montar um negócio. O que vocês acham que esse empresário faz na hora de escolher para onde ele vai. Após receber o convite ele vai analisar a situação do lugar. Primeiro decide o estado que vai e depois o município. O que ele quer do Estado? Pega o livro da competitividade, o último que saiu agora e veja qual é a pior máquina pública do país? O Tocantins, que ficou em 27º sozinho, com ineficiência no Legislativo e no Executivo, com custos altíssimos. O estado com maior número de cargos comissionados, 18 mil. Sabem quantos a Noruega tem direito quando troca o governo? 26. O Estados Unidos, 4 mil e o Brasil, 12 mil. Esse índice de competitividade têm 10 pilares e é fantástico só n ão é melhor porque o nosso estado ficou muito mal. Não tem como atraímos investidores para um estado com índices péssimos em infraestrutura, saúde e segurança pública”, disse Kátia Abreu.

Na ocasião a senadora falou sobre sua pré-candidatura ao Governo do Estado e quis ouvir dos parlamentares os anseios da população e da região. Os vereadores e o gestor da cidade pontuaram as dificuldades do município, dentre elas a falta de água na zona rural, a deficiência em infraestrutura, principalmente as entradas para o escoamento da produção agrícola, e a falta de emprego.

Kátia Abreu disse que há 10 anos o Tocantins está sem projeto e que é preciso reorganizá-lo, direcionar os questionamentos sobre onde o estado quer chegar. “Empresários, trabalhadores, produtores todos se questionam o que o Tocantins quer de nós, aonde ele quer chegar? Com quais projetos? O pai de família trabalha e economiza para realizar seu projeto de aumentar a casa: constrói mais um quarto, uma varanda, uma piscina e vai fazendo aos poucos. O Tocantins não tem projeto para um quarto, pra piscina pra nada quem está tocando o Tocantins são os patrões da iniciativa privada e seus trabalhadores, as instituições que não são governo, os Sistemas S, e os prefeitos a duras penas. Nós precisamos recompor um projeto para o estado, para o agronegócio, para o turismo, para a mineração e para a industrialização que é o ponto chave que ouvi aqui hoje”, defende a senadora.

Produtores rurais

A senadora também se reuniu com trabalhadores e produtores rurais na fazenda Anta, de propriedade de Moacir Zancanella. O grupo falou sobre as demandas do setor para à parlamentar, a exemplo da falta de manutenção das estradas que dificulta o escoamento da produção.