Tocantins 31° C

Zona Norte recebe combate ao Aedes Aegypt em Palmas

A ação acontece simultaneamente em todo o território nacional

09/12/2017

| Atualizado em

09/12/2017

743

Zona Norte recebe combate ao Aedes Aegypt em Palmas

Palmas, TO - O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Governo Federal e com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, realizou nesta sexta-feira, 8, a concentração para o Dia D de combate ao Aedes Aegypt, mosquito que transmite Dengue, Zica e Chikungunya. O Dia nacional de combate ao aedes aegypti tem o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples que precisam ser incorporados à rotina para impedir a reprodução do mosquito transmissor da Dengue Zica e Chikungunya.

A ação acontece simultaneamente em todo o território nacional e no Tocantins. Dentre algumas autoridades, na ocasião estiveram presentes, o Ministro do Planejamento Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, a vice-governadora Cláudia Lélis, e o subsecretário de Estado da Saúde, Marcus Sena, que percorreram a quadra 407 norte, juntamente com os agentes de endemias para realizarem o mutirão de combate ao mosquito nas residências.

“Esse ano estamos tendo uma redução geral dos casos de Dengue, Chicungunya e Zica no Brasil inteiro, aqui no Tocantins também tivemos uma redução de Dengue e Zika. O resultado disso não é somente o trabalho dos poderes públicos, é principalmente o da população, que tem que se envolver e apoiar esse movimento e vê que pode evitar o crescimento do mosquito” destacou o ministro de Palnejamento, Dyogo Oliveira.

Ainda segundo ele, o Governo Federal tem colocado recursos com valores elevados para ações de combate de prevenção ao mosquito. “Tem havido recursos e campanhas, mas o fundamental é a população se conscientizar e se mobilizar”.

A vice- governadora do Tocantins Claúdia Lélis ressaltou que o Governo Estadual tem realizado inúmeros investimentos na saúde, “os números mostram que houve uma grande redução de casos de Dengue e Zika. É uma luta de todos nós e quando fazemos essa força tarefa, a gente começa a ver que isso é um grande exemplo, é essa união que funciona”.

Já o subsecretário de Estado da Sáude, Marcus Sena, disse que esse é um dia muito importante “nossa tarefa de combate ao vetor é muito importante, temos no Tocantins condições favoráveis a proliferação do Aedes por isso nossa preocupação e pedido de colaboração da população é intenso. É necessário que a população tome suas medidas e cuidados evitando que aja acumulo de água, porque esse mosquito é urbano” Segundo ele, houve uma redução nos casos de Dengue de 23%, de Zika de 40%.

Mutirão

Uma das casas visitadas, na quadra 407 norte, foi a da Dona Alexandrina Lopes. Na residência, dona Alexandrina cultiva muitas plantas por isso o cuidado deve ser redobrado com os vasos, ela usa areia nos vasos para evitar água parada.

“Faço isso justamente para não proliferar o mosquito. esse tipo de ação é muito importante para a população, e todos precisam fazer sua parte” disse.

O supervisor geral de agentes de endemias na região norte, Adão José Teixeira, informou que apesar da cultura da maioria das pessoas ser um pouco difícil, eles estão cada vez mais conscientes “Observamos nas casas, que as pessoas estão mais envolvidas e mais mobilizadas, estão mudando, e todos ganham com essas atitudes”.