Tocantins 30° C

Sírio avalia trabalhos executados no Tocantins

A avaliação é feita por facilitadores do Hospital Sírio Libanês de SP

12/07/2017

| Atualizado em

12/07/2017

773

Sírio avalia trabalhos executados no Tocantins

Palmas, TO - Uma avaliação do processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso dos especializandos dos cursos de Gestão da Clínica, Regulação e Vigilância em Saúde está ocorrendo nesta terça-feira, 11, e quarta-feira, 12, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. As especializações acontecem em Palmas e Gurupi e conta com servidores das regiões de saúde Capim Dourado, Amor Perfeito e Ilha do Bananal e compõem os projetos de Apoio ao Sistema Único e Saúde (SUS) por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

Segundo a diretora da Escola Tocantinense do SUS (Etsus), Laudecy Alves do Carmo Soares, “este é o momento em que estamos trazendo as três turmas de especializações com projetos aplicativos, que fazem parte do início de seus TCCs, com levantamentos dos problemas em seus territórios, com previsão de intervenção no local onde vivem”, afirmou.

 

A avaliação é feita por facilitadores do IEP/HSL, como explica a docente e gestora de aprendizado do instituto, Ariana Nascimento Correia Santos. “Os trabalhos apresentados hoje fazem parte da construção de uma intervenção na realidade dos participantes, que faz parte da proposta do instituto. A avaliação individual é importante, mas priorizamos e valorizamos a aprendizagem colaborativa em pequenos grupos. Aqui estamos vendo a pertinência e a coerência com o contexto em que cada participante está inserido, para que assim sejam atores, protagonistas do processo em todas as etapas do projeto, desde a elaboração a aplicação que transforme suas realidades”, destacou.

 

Enfermeira no município de Dueré, Karoliny Lima, falou sobre a pesquisa que realiza com mais sete colegas. “Nosso grupo levantou o atendimento realizado em nossas unidades e a resolutividade de cada caso. Notamos uma deficiência no direcionamento dos pacientes e a partir daí sentimos a necessidade de ampliar este atendimento com uma visão total do paciente, analisando seu contexto econômico social, a fim de que a intervenção em sua vida não seja apenas medicamentosa, mas que ele saiba que naquela unidade existe uma equipe completa que se preocupa com sua vida”, enfatizou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, os cursos são uma estratégia de educação permanente para formação de profissionais de saúde em todo o país. “A partir destas pesquisa, sem dúvidas, o SUS do Tocantins, a saúde pública do Estado estará ainda mais humanizada e mais preparada para atender a população com suas individualidades e particularidades de cada região, ampliando assim nossa eficiência em prestação de serviço, como determina do governador Marcelo Miranda”, finalizou.

 

Os cursos que começaram no início deste ano devem ser concluídos em 2018