Tocantins 32° C

Glitter e maquiagem podem prejudicar os olhos

Oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês detalha os cuidados que os foliões devem tomar para evitar os danos causados por estes produtos

06/02/2018

| Atualizado em

08/02/2018

243

Glitter e maquiagem podem prejudicar os olhos

Palmas, TO - O glitter e a maquiagem colorida fazem parte da rotina carnavalesca. Afinal, a festa exige brilho e cores. Mas é importante tomar alguns cuidados para a produção não causar problemas. O glitter, por exemplo, é uma partícula sólida e, se entrar no olho, pode arranhar a córnea (porção transparente, anterior do olho, como se fosse o vidro de um relógio). “Uma lesão na córnea, mesmo pequena, pode provocar dor, sensação de corpo estranho e vermelhidão ocular, podendo evoluir para infecções como conjuntivite e úlcera de córnea”, explica Dr. Newton Kara Jose Junior, oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês. Caso o produto entre no olho, o oftalmologista recomenda não esfregar, mas sim lavá-lo com bastante água corrente, inicialmente, ou instilar colírio lubrificante, preferencialmente. “Se não sair, é preciso procurar um serviço de emergência.”

A maquiagem também merece atenção. “Verifique a data de validade dos produtos antes de aplicá-los nos olhos”, adverte. Outra recomendação é não compartilhar produtos como base, sombras, lápis e pincéis – assim, evite maquiagem colocada à disposição de convidados em banheiros e camarotes, por exemplo. Os principais sinais de problemas provocados pelo mau uso de cosméticos são irritação e vermelhidão, olhos secos, coceira, visão embaçada, sensação de areia nos olhos, secreção e pálpebras inchadas.

Por fim, mas não menos importante, o oftalmologista lembra que é necessário limpar toda a maquiagem ao chegar em casa. “Nunca durma com maquiagem”, aconselha Dr. Newton. “Isso evitará irritações nos olhos.” Com os devidos cuidados, todo. Com os devidos cuidados, todos poderão aproveitar o Carnaval e se divertir de forma saudável.