Tocantins 30° C

Prefeito cobra taxa de reclamação em Palmas no TO

O contribuinte que tem dúvidas sobre o valor do IPTU deve pagar R$ 83,20

14/02/2018

| Atualizado em

19/02/2018

2360

Prefeito cobra taxa de reclamação em Palmas no TO

Palmas, TO - A taxa de R$83,20 foi criada para o contribuinte revisar o novo valor de IPTU 2018 cobrado na cidade. A polêmica surgiu após o prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB-TO), atual presidente interino da Frente Nacional dos Prefeitos e pré-candidato ao Governo do Tocantins , aumentar os valores finais do IPTU; em até 600% conforme os moradores.

A explicação da redução de redutores do IPTU pela prefeitura não tem convencido a população. O contribuinte viu o imposto aumentar assustadoramente no carnê; uma vez que o valor do imóvel do mercado está desvalorizado; mas, pelas lentes da prefeitura está condizente a prática imobiliária.

Um morador que não quer se identificar disse que o prefeito erra três vezes ao tentar defender o novo IPTU. “Ele (prefeito) aumenta o IPTU, diz que você é burro por não entender o cálculo e ainda cobra se você tiver dúvidas. O Brasil chegou no fundo do poço.” desabafa o contribuinte.

Por outro lado a prefeitura tenta explicar: “Quando o contribuinte nos procura para tirar suas dúvidas é explicado como se calcula o IPTU e muitos já saem esclarecidos. Já aqueles que não entendem e acham que o valor venal está supervalorizado é possível que façam o pedido de revisão simplificada no Resolve Palmas de vistoria do imóvel. Estamos fazendo todo o esforço para atender todos pedidos ate fim do mês, tudo para atender o cidadão da forma mais transparente possível”, salienta Galhardo.

A CULPA É DO PAÍS

A Prefeitura esclarece ainda que houve reajustes nas taxas de coleta de lixo e de iluminação pública. Porém, essa atualização não é de responsabilidade da Prefeitura, mas feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), reajustado em todo o país e não somente em Palmas.