Tocantins 31° C

Entidades firmam acordo para Operação Balada Segura

A atuação do Programa Operação Balada Segura será por meio blitze conjuntas de fiscalização e educação

11/03/2018

| Atualizado em

11/03/2018

4014

Entidades firmam acordo para Operação Balada Segura

Palmas, TO - Com a proposta “Pra todo mundo voltar seguro” foi iniciada nesta sexta-feira, 09, a Operação Balada Segura em Palmas, uma ação que congrega esforços e reúne instituições num movimento inédito em prol de um transito mais seguro. Palmas é primeira cidade fora do Rio Grande do Sul a implantar o Balada Segura, um programa q tem como diferencial o envolvimento das instituições responsáveis pela segurança no trânsito, assim como outras instituições que, de um modo outro, também estão envolvidas direta ou indiretamente com a problemática criada com associação álcool e direção.

“O Balada Segura busca a soma e o peso que cada instituição tem nesse processo de tornar o trânsito mais humanizado, até aqui as estatísticas nos provam que se as forças não se unirem, o resultado é esse que temos visto aí. Hoje é um marco na história da segurança no trânsito palmense,” afirmou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Leonardo.

O termo de Cooperação Técnica agrega instituições essenciais nesse processo, como o Projeto Vida no Trânsito; as Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar; Poder Judiciário do Tocantins; Ministério Público Estadual e Secretaria de Saúde do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO);a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana com os Agentes de Trânsito e a Guarda Metropolitana, e Secretaria Municipal de Saúde e a Energisa.

Para o Juiz de Direito Luiz Otávio Fraz, que na ocasião representou o Poder Judiciário do Tocantins, “o termo de cooperação é uma política pública. É preciso parar essa mortandade nas vias, e para isso acontecer é necessária a conscientização através de um trabalho que vai desde a orientação e educação das crianças até a punição do infrator, e isso passa por fiscalizações, com ações no dia a dia, nas ruas e a soma de esforços. E o Poder Judiciário se junta às instituições de segurança, para implementar esse projeto de grande relevância para as políticas públicas.”

A atuação do Programa Operação Balada Segura será por meio blitze conjuntas de fiscalização e educação em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, bem como em roteiros de deslocamento para festas e eventos. O objetivo é evitar que veículos sejam conduzidos por motoristas alcoolizados representando risco de risco de vida para si e para outros.

Assim, “o projeto Balada segura é uma das grandes inovações, de fundamental importância que tem como cunho principal, salvar vidas. Todos os órgãos de segurança estão unidos, juntamente com a segurança pública e saúde. Visando o trabalho preventivo e repreensivo. Precisamos que nossos condutores estejam conscientes, porque sua ação no volante ela influência na vida das pessoas que estão próximas no local que estar transitando. Portanto esse projeto vai conscientizar o condutor, pois ele é uma peça fundamental na qualidade de vida da nossa cidade. Esperamos alcançar o objetivo do projeto que é reduzir mortes,” pontuou o Coronel Falcão Chefe de Estado Maior da Política Militar.

Para finalizar o evento, instituições parceiras realizaram a primeira blitz oficial da Operação Balada Segura na Avenida LO-04, em frente ao Parque dos Povos Indígenas.