Tocantins 29° C

Tocantins terá oito representantes no Salão do Artesanato de Brasília

A 10ª edição do Salão do Artesanato é a maior vitrine do artesanato brasileiro

21/03/2018

| Atualizado em

21/03/2018

7724

Tocantins terá oito representantes no Salão do Artesanato de Brasília

Palmas, TO - A lista definitiva com os nomes dos artesãos tocantinenses classificados para participar do 10º Salão do Artesanato de Brasília-DF foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 21, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). O evento será realizado de 4 a 8 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília, na Capital Federal.

Ao todo foram contemplados cinco artesãos individuais e três entidades representativas (associação, cooperativa etc.) que atenderam aos critérios do Edital de Chamamento Público nº 01/2018. Os selecionados irão levar a diversidade de tipologias do artesanato do Estado ao evento.

O edital visa contemplar artesãos tocantinenses que confeccionam peças com matérias-primas a partir de madeira, cerâmica, couro, capim dourado, fibras, sementes, cascas, cristais, flores, folhas do cerrado, buriti, babaçu, além do artesanato Indígena. Durante os dias de feira, os artesãos poderão divulgar e comercializar seus produtos artesanais em um espaço coletivo de 50 m².

Classificados

Na categoria individual os classificados foram: Elisângela Ribeiro Amâncio, do município de Xambioá, com sua produção de biojóias com madeiras, sementes e fibras; Josias de Sousa Menezes, do município de Gurupi, com produção de mesa de centro, cadeira de praia, bancos e utensílios doméstico em madeira; Marcio Bello dos Santos, do município de Porto Nacional, com produção de miniaturas em casca de cajazeira, instrumentos musicais em madeira, cerâmica e pele de animal, gravuras, esculturas étnicas em cerâmica; Guilherme Augusto dos Santos, de Palmas, com a produção de bonecos de jatobá, bucha vegetal e cabaça, quadros e porta chaves com talos de buriti; Lúcia de Carvalho Gomes, de Palmas, com a produção de bijuterias e acessórios em capim dourado e seda do buriti.

Já na categoria entidades representativas, foram classificados: a Associação dos Artesãos de Capim Dourado Pontealtense – AACDP, de Ponte Alta do Tocantins, com a produção de Sousplat, bolsas, fruteiras, mandadas, espelhos e biojóias em capim dourado e Seda do Buriti; Casa de Cultura Karajá Tapirapé, do município de Lagoa da Confusão, com a produção de Bonecas Ritxoko, pratos e panelas em cerâmica; chaveiros, remos e espadas de madeira; esteira, cestos e bolsas em Palha de Buriti; e a Associação Dianapolina de Artesãos – ADA, do município de Dianópolis, com a produção de Biojóias, carteiras e utilitários em capim dourado e jarros em cerâmica.

Salão do Artesanato

A 10ª edição do Salão do Artesanato, a maior vitrine do artesanato brasileiro, reúne artesãos de todo o país em um único espaço, com diversas produções artesanais que representam a cultura popular de todos os estados brasileiros.

O evento conta com uma programação variada e bastante atrativa, como as oficinas de mestres artesãos, shows com artistas de destaque no cenário regional, apresentações de danças tradicionais e outras manifestações folclóricas.