Canal 24hCanal 24h
Data Atual

Tocantins

23° / 35°

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar

Terça, 17 Abril 2018

Alunos do ensino público usam aplicativo americano no TO

Alunos do ensino público usam aplicativo americano no TO

Palmas, TO - Professores da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, utilizam aplicativo como meio para avançar na melhoria do ensino e aprendizagem. Trata-se da utilização do Edmodo, uma plataforma que pode ser utilizada por alunos, professores e pais para aplicação de metodologias de ensino e mediação de conteúdos em tempo real.

A experiência com o formato de trabalho teve início a partir de uma pesquisa, em rede social, realizada pelo professor Michael Matos, que ministra aulas de física. A troca de ideia entre alunos da escola Frederico e uma escola do Rio de Janeiro impulsionou a utilização da plataforma Edmodo como mediadora do conhecimento.

Segundo o professor Michael Matos, a tendência é que o conhecimento seja mediado de várias formas. “Aproveitamos a presença física para desenvolver atividades práticas de ensino e aprendizagem com os nossos alunos, e também acrescentamos as atividades por meio do Edmodo. A tendência atual é que o ensino seja ofertado de várias maneiras, e o formato por meio da plataforma é mais uma delas. Os alunos não são obrigados a utilizar a plataforma, mas é uma forma de interagir com o professor e com os colegas a qualquer momento que desejar”, ponderou.

Conforme Udson Rezende de Araújo, professor de história, as possibilidades para diversificação das atividades são muitas. É também um facilitador da mediação de conteúdos entre pais, professores e alunos. “Além do trabalho por meio das máquinas, alertamos os participantes para ficaram atentos, pois do outro lado das máquinas há pessoas com sentimentos, que consultam, curtem e compartilham o que está sendo realizado. E que o formato de trabalho é uma maneira de interação mais globalizada”, comentou.

Outro ponto positivo, segundo os professores, é a possibilidade de os pais acompanharem o que os seus filhos estão fazendo. “Percebemos, durante a realização do conselho de classe, que alguns pais aprovaram a ideia da utilização do aplicativo. Isso porque comentaram sobre a vantagem do trabalho realizado com várias disciplinas, e que isso pode ter uma interação com diversas partes do planeta”, ponderaram.

Para acompanhar o trabalho na plataforma, basta se cadastrar para obter uma senha, visto que cada sala criada para cada disciplina tem que ter obrigatoriamente uma senha. As atividades postadas nas salas variam como enquetes, atividades de aprendizagem e provas.

Pedro Cavalcante Moraes Neto, aluno da 2ª série do ensino médio, aprova a ideia. “Já utilizei o Edmodo para desenvolver atividades nas disciplinas de história, inglês e matemática. Facilita a aprendizagem dos conteúdos e temos a oportunidade para interagir melhor a qualquer hora”, finalizou.

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar