Canal 24hCanal 24h
Data Atual

Tocantins

23° / 34°

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar

Segunda, 14 Maio 2018

Tocantins tem o primeiro aulão para o ENEM

Tocantins tem o primeiro aulão para o ENEM

 

Palmas, TO - A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou no sábado, 12, o primeiro Aulão do Projeto #ToNoEnem2018. A ação tem como objetivo preparar os alunos da 3ª série das unidades educacionais para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 04 e 11 de novembro.

A abertura oficial do #TonoEnem ocorreu no auditório do Centro Universitário Luterano do Brasil (Celp/Ulbra) e além dos 600 estudantes da Rede Estadual de Educação, contou com a participação do governador Mauro Carlesse, da titular da Seduc, Adriana Aguiar, técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Educação, diretores Regionais e gestores escolares.

Estudante da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Anna Clara Araújo Lustosa explicou a importância das aulas. “Diante dos incentivos dos professores para participarmos dos Aulões do Enem, solicitei auxílio dos meus para que eu pudesse vir todos os sábados. Agora que terei acesso às apostilas e ao conteúdo ficará mais fácil o aprimoramento dos conteúdos”, destacou. Anna Clara Lustosa é deficiente visual, mas de acordo com a estudante, a deficiência nunca foi um empecilho na busca pelo conhecimento.

Adriana Aguiar, gestora da Seduc, parabenizou e agradeceu a equipe responsável pela execução das atividades. Salientou que a continuidade de projetos que resultam positivamente na vida dos alunos é crucial para o desenvolvimento da educação. “Vocês tem um longo caminho pela frente, e estarem aqui hoje já demonstra disponibilidade. As aulas aos sábados, após uma semana de estudos são cansativas, mas trarão sucesso e prosperidade já que o primeiro passo foi dado por vocês. Lembrem-se, quem prospera no estudo, prospera em tudo que se propõe a fazer”, destacou a Secretária, durante conversa com os estudantes.

A professora contou um pouco da sua história, destacou que em sua família foi a primeira a ingressar no ensino superior. “Naquele período a responsabilidade era tamanha, no entanto hoje, aqueles que dão continuidade ao que eu iniciei no meu círculo familiar, tem uma responsabilidade ainda maior, a responsabilidade de não deixar que esta corrente se quebre. Assim eu digo a vocês. Qual a sua responsabilidade? De iniciar uma corrente ou de dar continuidade a ela? Lembrem-se, para ter sucesso é importante contar com um pouco de sorte, mas só colheremos bons frutos se tivermos foco na plantação”, concluiu Adriana Aguiar.

Durante a conversa, o reitor do Celp/Ulbra, Adriano Chiarani, citou um pensamento que ele disse considerar uma filosofia de vida. “É preciso ter uma mente forte, pois a mente desiste antes do corpo, mas ela é capaz de te levar a lugares que você nunca sonhou chegar”. Conforme o professor, só chega onde se acreditou chegar, porque os que não acreditam desistem no meio do caminho.

De Brasília, o professor de Física, Marcos Aurélio Ferreira, frisou alguns pontos decisivos para aqueles que objetivam adquirir o conhecimento, ampliar as técnicas de aprendizagem e conquistar uma boa pontuação no Enem. “Não adianta querermos resultados diferentes, se não mudarmos nossas ações, portanto lembrem-se: o maior adversário de vocês não é o colega do lado, ele mora dentro de você”, enfatizou o palestrante.

“Primeira coisa que precisamos é ampliar o nosso vocabulário. Perguntem, pesquisem, mas nunca voltem para casa com dúvidas. Não tenham dó de vocês. O ato de vitimização não te coloca em vantagem, vamos reduzir a compaixão alheia. Jamais se comparem, pois sempre haverão pessoas melhores que você e aquelas que não tem o mesmo foco que o seu, portanto, tenham em mente que, entre o dia de hoje e o seu sucesso, há um preço, nele há dor, mas também existe foco, portanto estudem, trabalhem com metas, e em meio aos fracassos, não desistam, pois a desistência fará de você um fracassado, as falhas não”, disse o professor durante a palestra motivacional.

Matriculado na Escola Estadual Maria dos Reis, em Taquari, Pedro Henrique de Oliveira destacou que as aulas são cruciais para que eles possam tirar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Para Ariane Moura Sousa, do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, “os aulões contribuem bastante, pois é comum não fazermos cursinhos por questões financeiras e esta oportunidade que estamos tendo, era o que precisávamos para ampliar os conhecimentos específicos e conquistar o ingresso numa universidade”.

José Antônio Gama declarou que esta é uma oportunidade imprescindível na vida dos alunos. “As aulas são motivadoras e incentiva o aluno a acreditar que é possível realizar um sonho, no entanto o foco é imprescindível para que aconteça”, destacou. Para o diretor do Cem São José este é um momento impecável para as novas aprendizagens dos alunos.

 

#ToNoEnem

Além do material didático, distribuído na Rede Estadual de Educação, o Projeto #ToNoEnem2018 conta com um diferencial. Este ano, os alunos poderão baixar o aplicativo da campanha, e gradativamente realizar o download do material didático. Além das apostilas, os alunos podem realizar simulados das disciplinas.

Em Palmas, com capacidade para 600 estudantes, os Aulões do #ToNoEnem acontecerão todos os sábados, no auditório da Ulbra, nos períodos matutino e vespertino, no qual os alunos precisam semanalmente realizar as inscrições no site da Seduc, no endereço virtual www.seduc.to.gov.br. Serão em média, 15 aulas, até o início das provas do Exame.

Além da Capital, a Secretaria da Educação proporcionará aos alunos, aulas em todas as cidades sedes das Diretorias Regionais. A previsão é de que as atividades sejam iniciadas ainda em maio.

 

Dados

No Tocantins, a Rede Estadual conta com mais de 150 mil alunos, destes, cerca de 70 mil estão matriculados na 3ª série do ensino médio, dos 139 municípios tocantinense.

 

 

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar