Tocantins 29° C

Locadoras de Veículos geram 367 empregos diretos no Tocantins

Censo inédito mostra que o estado é responsável por 0,4% dos postos de trabalho mantidos por empresas de aluguel de carros em todo o país

04/06/2018

| Atualizado em

04/06/2018

634

Locadoras de Veículos geram 367 empregos diretos no Tocantins

Palmas, TO - Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), 78 empresas de locação de veículos operam atualmente no Tocantins. Juntas, essas locadoras empregam 367 pessoas, que representam 0,4% de todos os empregos diretos (80.378) mantidos pelas empresas de aluguel de carros no Brasil.

O levantamento sobre o total de empregos no setor de locação de veículos foi feito pela primeira vez esse ano, numa iniciativa da ABLA. A associação coletou os dados diretamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

Além do total de trabalhadores no Tocantins e no Brasil, a ABLA constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos tocantinenses é de 30 meses – equivalente à média nacional. Além disso, o estado ocupa a 24ª posição no ranking brasileiro de empregos diretos mantidos por esse setor (veja a relação completa abaixo).

A diretora regional da ABLA no Tocantins, Cleide Brandão, avalia que "a pesquisa é essencial para mostrar que as montadoras, concessionárias e os bancos precisam oferecer aqui políticas comerciais mais constantes, que proporcionem condições para que as locadoras tocantinenses aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários e gerem ainda mais empregos".

Segundo Cleide, "nós queremos e precisamos reduzir essa distância do Tocantins do topo do ranking nacional de empregos diretos", acrescenta. "Porém, mais postos de trabalho também dependem de o poder público nos ver como players essenciais para a mobilidade urbana na capital e no interior".

Juntas, conforme as estatísticas de frota fornecidas para a ABLA pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), as locadoras tocantinenses têm o total de 1.805 automóveis e comerciais leves, o que representa uma média de 4,9 veículos por trabalhador nas locadoras do estado.

A terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) representa 50% do faturamento do setor no Tocantins. O turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) está em segundo lugar, com 30% e o turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho) e o vêm em seguida, com 20%.