Tocantins 30° C

Alta velocidade foi a principal infração durante o Maio Amarelo

Não usar o cinto de segurança é outra infração corriqueira na cidade

14/06/2018

| Atualizado em

14/06/2018

353

Alta velocidade foi a principal infração durante o Maio Amarelo

Palmas, TO - Apesar das ações de conscientização desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas, o mês de maio foi marcado pelo desrespeito à sinalização e as leis de trânsito, no Maio Amarelo foram registradas em Palmas 14.868 infrações e a mais cometida pelos motoristas foi a alta velocidade. Em apenas um mês foram registrados 10.117 autuações de motoristas que transitam em velocidade superior à máxima permitida na via, nesse caso quando a velocidade foi superior à máxima em até 20%. E 1.213 condutores foram flagrados avançando o sinal vermelho nas vias da Capital.

A perita da Polícia Civil, Valéria Viana Barbosa, lembra sobre a importância de obedecer à velocidade da via: “A regulamentação dessa velocidade não é feita aleatoriamente, quando o gestor ou a própria lei restringe a velocidade de determinada via precisa ter um limite, há um propósito para isso. Tudo foi estudado, planejado. É uma via que pode ter mais interseções, o fluxo de pedestre pode ser maior e se o motorista estiver acima da velocidade e tiver que fazer uma frenagem brusca, certamente, não conseguirá parar em segurança”.

Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, esses dados são de locais conhecidos pela população por ter fiscalização eletrônica, visto que não há equipamento novo instalado nos últimos meses, e mesmo assim, esse tipo de infração continua a crescer. “Mesmo com a quantidade de equipamentos de redutor de velocidade, os índices de infrações, e consequentemente acidentes, ainda são altos”, lembra a gerente de Fiscalização no Trânsito, Glauce Kelly de Souza.

Outras infrações que também estão entre as mais cometidas pelos motoristas de Palmas é não usar o cinto de segurança, dirigir o veículo utilizando-se de telefone celular, conduzir os veículos sem que esteja licenciado e recusar-se a submeter ao teste de etilômetro, só sobre última infração foram registradas 42 recusas.


Balada Segura

Para combater a alcoolemia no trânsito e suas consequências, a Prefeitura e vários órgãos se uniram no Programa Balada Segura, que tem por objetivo retirar das ruas motoristas embriagados. No mês de maio, o Balada Segura realizou 23 operações nas madrugadas, 42 recusas, três condutores tiveram testes positivos e cinco se enquadraram em crime de trânsito e os condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.