Tocantins 31° C

Gestantes fazem teste de HIV e DST's no TO

O CSC Santa Fé teve o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Território Karajá

14/06/2018

| Atualizado em

14/06/2018

479

Gestantes fazem teste de HIV e DST

Palmas, TO - O Arraiá do Teste Rápido realizado nesta quarta-feira, 13, pelo Centro de Saúde da Comunidade Santa Fé foi um sucesso entre as gestantes atendidas pela unidade. Além de realizar o teste rápido para detecção de hepatites B e C, Sífilis e HIV, cerca de 30 gestantes assistiram palestras, fizeram alongamento e se deliciaram com um café da manhã regado a comidas típicas juninas.

A fonoaudióloga Dilma Pedrini falou da importância da amamentação no desenvolvimento da fala da criança. “A amamentação é um exercício único, onde o bebê exercita toda a musculatura que vai ajudar a desenvolver a fala também. Amamentar é importante para a qualidade da linguagem do bebê, por isso, é importante que a mãe insista na amamentação que é também fonte de alimento e uma forma de estreitar o contato entre a mãe e o bebê”, resumiu.

Quem assistiu atenta às palestras e ainda fez o teste rápido foi a cabeleireira Lays Polyanne Moura Nunes. Mãe de três meninos, ela está na 17ª semana da sua quarta gestação e quer muito que seja uma menina. “É importante momentos assim porque a gente previne muitas doenças que atingir o bebê, que pode nascer com má formação, ter parto prematuro e até com a gente mesmo. Então a gente acompanhando todo mês vai sabendo como está nossa saúde e a do bebê”, ressaltou.

A enfermeira Carla Cristiana Oliveira destacou que o objetivo do CSC Santa Fé é testar 100% as gestantes da unidade. “A gente percebeu que tem um grande número de gestantes que não foram testadas e é importante diagnosticar precocemente, porque em caso de teste positivo, podemos tratar. Nos casos de sífilis trata aqui mesmo no centro de saúde e nos casos das demais doenças infecciosas transmitidas sexualmente a gente encaminha para o Núcleo de Assistência Henfil. Então esse momento aqui é para sensibilizá-las e orientá-las sobre todos os problemas que podem surgir durante a gestação”, explicou.

As gestantes também assistiram palestras com nutricionista Luís César que falou sobre a importância da alimentação saudável; com a técnica em enfermagem Thalynne Coelho sobre as vantagens do teste do pezinho; e fizeram alongamento com o profissional de educação física, Rafael Magno. O CSC Santa Fé teve o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Território Karajá e dos grupos condutores de Doenças Infecto Contagiosas e de Materno Infantil.