Tocantins 31° C

Um herói vítima de cancer mostra superação após a “Prova do Fogo”

A corrida aconteceu neste domingo (01) em Palmas no Tocantins

02/07/2018

| Atualizado em

02/07/2018

4916

Um herói vítima de cancer mostra superação após a “Prova do Fogo”

Palmas, TO - Ricardo Garcia é empresário tocantinense de sucesso e participou do circuito de rua neste domingo (01) em Palmas (TO).
Ele retornou as atividades esportivas após 75 dias de uma cirurgia delicada que retirou um cancer no início deste ano em São Paulo.

Garcia sempre teve o esporte como uma atividade diária; mas, nunca imaginou que fosse surpreendido com um diagnóstico tão severo detectado após um exame de rotina.
O empresário já participou de várias etapas nacionais e internacionais de triatlo; modalidade esportiva que exige do atleta um condicionamento físico rigoroso e saúde perfeita para atividades de alta performance.

“Quando eu peguei o resultado positivo para o cancer não tive muito tempo para pensar. Tudo aconteceu muito rápido e só pude superar tudo isso com o apoio incodicional da minha família e dos médicos.” comemorou aliviado Ricardo Garcia ao jornalista Fernando Hessel. O empresário sempre foi assintomático aos problemas gerados pelo câncer.

Casos como do Ricardo Garcia alarmam pelo crescente número de pessoas vítimas da doença no Brasil. Segundo a Agência Brasil, o país deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) na Estimativa 2018 de Incidência de Câncer no Brasil. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres. Com isso, o diagnóstico precoce é considerado muito importante por especialistas.

Vencida toda esta luta, Garcia retornou ao esporte com mais energia e garra para vencer os próximos desafios. Hoje curado, realizando apenas exames períodicos de rotina, ele se prepara para as próximas conquistas inclusive em outros países representando o Tocantins como sempre fez.

Ao lado da netinha, Ricardo Garcia vibrou ao concluir o Circuito Virgílio Coelho; mostrando que a vida só acontece após o primeiro passo.

 

A Competição

A manhã deste domingo, 1°, reuniu diversos atletas para participarem de mais uma etapa do Circuito Virgílio Coelho. Desta vez os participantes disputaram a 13ª Corrida do Fogo que encerra a Semana Nacional do Bombeiro em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado na segunda-feira, 02. Benvindo Filho e Elvira Oliveira foram os bombeiros que levaram o 1º lugar em suas respectivas categorias. No público geral, as melhores colocações foram para Noel Alves e Juliana da Silva.

A Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes) é parceira do evento e ressaltou a importância da competição. “Desde que lançamos o Circuito Virgílio Coelho, ele só vem se fortalecendo com as parcerias, e está com o Corpo de Bombeiros Militar demonstra ainda mais este crescimento. Hoje vimos uma corrida bem organizada, com excelente estrutura, onde todos saíram vencedores”, disse o presidente da Fundesportes, Orlando Rangel.

O organizador geral da corrida, tenente-coronel André Carvalho de Araújo, disse que o evento também reforça o respeito da sociedade a corporação. “A corrida é o ápice final da Semana do Bombeiro, onde o bombeiro tem o reconhecimento à aceitação e respeito que a sociedade tem pela corporação. É uma atividade festiva em que os nossos militares participam juntamente com a sociedade proporcionando assim, uma maior integração”, reforçou.