Tocantins 30° C

Helicóptero encontra estudantes perdidos no cerrado do TO

O grupamento de resgate aéreo foi acionado pela Embaixada Americana através de um sistema de alarme internacional

05/07/2018

| Atualizado em

05/07/2018

339

Helicóptero encontra estudantes perdidos no cerrado do TO

Palmas, TO - A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER –TO), efetuou, no início da tarde desta quarta-feira (4), na zona rural do município de Porto Nacional, o resgate de três estudantes de Geologia da Universidade de Brasília (UNB) que estavam presos em um penhasco.

Por volta das 13h, a equipe a bordo da aeronave do CIOPAER foi acionada pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PM, o qual informou que a Embaixada Americana, em Brasília, havia relatado que um dispositivo eletrônico de emergência foi acionado por estudantes de Geologia da Universidade de Brasília que estavam realizando um levantamento da situação geográfica da região.

A aeronave do Governo do Tocantins decolou de Palmas em direção ao local levando a bordo uma equipe multimissão. Cerca de 30 minutos depois, de posse das coordenadas geográficas fornecidas, o helicóptero chegou ao destino, no entanto, não havia um ponto apropriado para o pouso uma vez que se tratava de um local de difícil acesso.

Dois integrantes do Ciopaer desceram com a utilização de cordas e abriram uma clareira na mata fechada para chegar até o paredão de pedra, onde os três estudantes estavam presos sem poder descer ou subir devido às condições do local.

Com a utilização de cordas e técnicas de salvamento o resgate dos três jovens ocorreu com sucesso que estavam levemente feridos e assustados com a situação; uma vez que já não possuíam mais água para o consumo.