Tocantins 32° C

Maurício de Souza visita e fala com alunos no TO

São mais 1 bilhão de revistas publicadas, além de outras centenas de livros e materiais

25/08/2018

| Atualizado em

25/08/2018

7302

Maurício de Souza visita e fala com alunos no TO

 

Palmas, TO - Num noite de muita emoção, estudantes e familiares se juntaram, na sexta-feira, 24, em Palmas, para um bate-papo especial com o maior cartunista Brasileiro: Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Mais de mil fãs de todas as idades, e de várias regiões do Tocantins, ouviram atentos o relato da trajetória do escritor. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em comemoração ao Dia do Estudante.

Para muitos adultos e crianças, a noite foi a realização do sonho de conhecer o ídolo. Um deles é o professor Júlio Nogueira, que passou a paixão pelos quadrinhos para os filhos. "Eu cresci lendo Mauricio de Sousa, que continua sendo minha leitura favorita. Hoje meus filhos maiores leem e até a menorzinha, de um ano, adora assistir Mônica Toy", relatou.

Entre os mais jovens, Mauricio é a inspiração pra a formação de novos cartunistas e escritores como Iasmmin Veloso Leandro, de 12 anos. "Sou fã dele desde sempre. Meus primeiros desenhos foram os das histórias dele. Sou apaixonada em tudo o que ele faz. Ter esse momento tão perto dele é a realização de um sonho", disse emocionada. Nicole Letícia de 10 anos, não conteve as lágrimas ao abraçar o ídolo. "Foi com a Turma da Mônica que aprendi a ler e hoje passei a desenhar também por causa dele. Nunca imaginei ter essa chance. Estou muito feliz de verdade", contou.

Para o escritor, tantas demonstrações de carinho são o maior incentivo a continuar produzindo. “Fico muito emocionado com esse reconhecimento e todas essas manifestações de gratidão. É isso que faz uma carreira valer a pena”, disse.

Sucesso mundial

Os números relacionados à Mauricio de Sousa Produções impressionou os presentes. São mais 1 bilhão de revistas publicadas, além de outras centenas de livros e materiais. Sua obra está presente em cerca de 30 países desde as já tradicionais tirinhas, passando pela Turma da Mônica Jovem e o mais recente sucesso, Mônica Toy. “Produzimos um nova revista a cada seis hora, diariamente. O Monica Toy já atingiu a marca de 9 bilhoes de visualizações. É um sucesso no Brasil e outros países como Estados Unidos, Japão e Rússia”, revelou o cartunista.

Para incentivar os jovens quadrinistas, Mauricio contou sobre o inicio de sua carreira e aconselhou as crianças e adolescentes a serem persistentes. “Desde criança era isso que eu queria ser um contador de histórias. Assim como muitos de vocês, aprendi a ler com as histórias em quadrinhos e batalhei muito pra chagar até aqui. Recebi muitos nãos e insisti na realização do meu sonho. Não desanimem. Continuem criando, desenhando e estudando”, recomendou.

A anfitriã do evento, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, agradeceu a disposição do cartunista de celebrar o Dia do Estudante no Tocantins. "Mesmo não tendo agenda na data oficial, o Maurício nos atendeu prontamente. É com muita satisfação que o Governo do Estado traz ao Tocantins esse artista completo e ser humano incrível para esse bate-papo com os estudantes, um momento de muito aprendizado. A mensagem que ele traz é que nós precisamos cada vez mais incentivar as nossas crianças a lerem e a se dedicarem aos estudos. Somos gratos por ver que esse evento trouxe muita empolgação aos alunos, que saíram daqui extremamente motivados", constatou.

Ao final, os fãs puderam testemunhar uma pequena mostra da habilidade de cartunista que, em poucos segundo, desenhou alguns dos seus principais personagens. Atencioso, ele ainda fez questão de receber os admiradores para uma sessão de autógrafos e fotos.