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EDP e Instituto Ayrton Senna beneficiam mais de 45 mil no Tocantins

Soluções educacionais foram implantadas em 85 dos 139 municípios do Estado. Mais de 2 mil educadores foram capacitados.

30/08/2018

| Atualizado em

30/08/2018

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EDP e Instituto Ayrton Senna beneficiam mais de 45 mil no Tocantins

Palmas, TO - A parceria entre o Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais da EDP no Brasil, e o Instituto Ayrton Senna levou educação pública de qualidade a mais de 45 mil alunos da rede pública de ensino do Tocantins. Em 2017, estudantes e profissionais de educação participaram de atividades focadas na Educação Integral, incluindo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como colaboração, criatividade e autoconfiança, entre outras.

Em parceria com a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, e com apoio da Investco e Enerpeixe, empresas do Grupo EDP, a iniciativa beneficiou crianças e jovens de escolas estaduais e municipais de 85 municípios, a partir de um regime de colaboração entre o Governo do Tocantins e as secretarias de educação municipais. A parceria capacitou mais de dois mil profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes das secretarias, que se apropriaram de metodologias e ferramentas de gestão educacional.

Para o diretor do Instituto EDP, Luis Gouveia, “a parceria com o Instituto Ayrton Senna tem muita sinergia com o trabalho realizado por nós. As ações englobam conceitos e competências muito valorizadas e estimuladas pelo IEDP nas diversas iniciativas promovidas em seus 10 anos de existência”.

“O compromisso do IEDP com a causa da educação foi fundamental para a realização do nosso trabalho em 2017 no Tocantins. Ter parceiros engajados e dispostos a transformar a realidade de milhares de crianças e jovens é uma missão árdua, e encontramos com o IEDP a união ideal para garantir a qualidade da nossa atuação em um local muito estratégico. Temos a certeza de que é apenas o primeiro passo, e essa união será profícua e duradoura”, afirma Thiago Fernandes, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

Método de trabalho

Foram três as soluções educacionais disponibilizadas para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam alcançadas no Estado do Tocantins: o ‘Se Liga’ alfabetizou alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não haviam aprendendido a ler e escrever; o ‘Acelera Brasil’ ajudou os estudantes com defasagem idade-série a recuperar até dois anos perdidos em reprovação e retornar à série adequada à sua idade; e o ‘Circuito Campeão’ contribuiu especialmente para o aprendizado dos alunos do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano).

No início do ano letivo, foi feito um diagnóstico para identificar o nível de aprendizagem de cada criança, para posicioná-la nos programas educacionais que mais atendessem suas necessidades. A evolução dos alunos foi, então, acompanhada e monitorada por uma equipe de mediadores e coordenadores das secretarias.

O relatório de resultados anual produzido pelo Instituto Ayrton Senna sobre o trabalho conduzido em 2017 confirmou o sucesso das ações e apontou as conquistas obtidas ao longo do ano com a parceria do Instituto EDP. Dos mais de 43 mil alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) participantes do ‘Circuito Campeão’, 92,8% foram aprovados e 96% dos estudantes do 3º ano terminaram o ano alfabetizados. Os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e o ‘Acelera Brasil’ atenderam mais de 1,7 mil alunos, sendo que o primeiro alcançou o índice de 91,2% de alunos alfabetizados. No ‘Acelera Brasil’ não foi diferente, cerca de 93% dos estudantes foram aprovados, enquanto 66,3% da turma saltaram pelo menos um ano escolar.

“A rotina estabelecida para as aulas favorece a organização do tempo e dos saberes dos alunos para que estes sejam valorizados e estimulados. Outro fator que faz a diferença é o despertar do aluno para a construção da sua autonomia estudantil, que se faz por meio do cartaz de acompanhamento mensal em sala de aula”, declarou Maria Aparecida Pereira, coordenadora pedagógica da Escola Daniel Berg, em Araguatins.

Desde 2002, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua, por meio de iniciativas que visam ao aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, implementando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar. No estado do Tocantins, 1.285 crianças de oito escolas estão sendo beneficiadas pelo programa EDP nas Escolas em 2018.