Canal 24hCanal 24h
Data Atual

Tocantins

22° / 32°

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar

Terça, 18 Setembro 2018

Chef tocantinense Maria Ruth Sousa participa do Festival Fartura em BH

Chef tocantinense Maria Ruth Sousa participa do Festival Fartura em BH

Belo Horizonte, MG - De berço mineiro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as barreiras do estado e chegou a todo o Brasil por meio da Expedição Fartura, realizando viagens de pesquisa gastronômica para mapear personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. Elas são a base dos festivais, que também já chegaram a todas as regiões brasileiras.

E nos dias 22 e 23 de setembro, o Festival Fartura – Comidas do Brasil tem sua 5ª edição em Belo Horizonte, na rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais), com a presença de mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. A chef Maria Ruth Sousa, do restaurante Raízes Gastronômicas, de Palmas, irá representar o Tocantins no evento. No espaço Cozinha ao Vivo, ela irá preparar pintado com arroz cremoso de leite de coco babaçu.

No evento, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos de chefs, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir as cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística com shows e performances.

No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes, MG); Cristóvão Laruça, do Caravela (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino, do Xapuri (Belo Horizonte, MG); e Nati Tussi, do Roister (Porto Alegre, RS). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Mariana Oliveira, do Roça Grande (Belo Horizonte, MG); Mazé Lima, do Mazé Doces (Carmópolis de Minas, MG); Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); Elisa Fonseca, do Bar da Lora (Belo Horizonte, MG); Leo Paixão, do Glouton e do Nicolau Bar da Esquina (Belo Horizonte, MG); Talita Avelino, do Ateliê Talita Avelino (Manaus, AM); Heloísa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP); Danielle Dahoui, do Ruella (São Paulo, SP); Lia Quinderé, do Sucré Pâtisserie (Fortaleza, CE); ); Gustavo Roman, do Pizza Sur (Belo Horizonte, MG); e Rosi Barbosa e Rafa Segura, dos doces de leites Rocca (Pouso Alegre, MG)

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo têm a confirmação de Kiki Ferrari, do Chef n'Boss (Belo Horizonte, MG); Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè (São Paulo, SP), com arroz de pato; André de Melo, da Mero Hamburgueria (Belo Horizonte, MG); Jaime Barcelos, do Ostradamus (Florianópolis, SC); Eliana Ferreira, do Mercado Ver-o-Peso (Belém, PA), com paella cabocla; Maria Ruth Sousa, do Raízes Gastronômicas (Palmas, PA); Danielle Thomaz (Campo Grande, MS), com carne de jacaré; Júlia Martins, do Espaço Júlia Martins (Belo Horizonte, MG); Ana Estela Marcondes, do Stella Bistrô (Montes Claros, MG); Rafael Pires, do Pacco & Bacco (Tiradentes, MG); Júlia Moura, do Plano B (Tiradentes, MG); e Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG).

O espaço Conhecimento terá a contribuição de Michele Arroyo, do IEPHA de Belo Horizonte; Eduardo Tristão Girão (Belo Horizonte, MG) e Júlia Souza, da Academia do Café (Belo Horizonte, MG), com degustação de cafés e queijos; André Castro, do Cozinha Authoral (Brasília, DF); e Joanna Martins, do Manioca (Belém, PA). Por fim, espaço Interativo também já tem confirmados: Bernadete Guimarães (Montes Claros, MG); Júlio Lemos, do Papaguth (Vitória, ES); e César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda, PE).

Para levar um pouco do Fartura BH para casa, o espaço Produtos e Produtores terá uma série de ingredientes e comidinhas, como o doce de leite Rocco, as conservas do Let’s Eat (Belo Horizonte, MG) e a bala delícia do Xuru (Macacos, MG).

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto) e, além de BH, ainda serão realizados em Fortaleza (10 e 11 de novembro), Brasília (24 e 25 de novembro) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

 

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte

Data: 22 e 23 de setembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – em frente à Sala Minas Gerais.

Facebook - Clique para acessar Twitter - Clique para acessar YouTube - Clique para acessar E-mail - Clique para enviar