Tocantins 30° C

Chef tocantinense Maria Ruth Sousa participa do Festival Fartura em BH

Nos dias 22 e 23 de setembro, evento oferece uma experiência completa ao público, apresentando a gastronomia desde sua origem até o prato.

18/09/2018

| Atualizado em

18/09/2018

3639

Chef tocantinense Maria Ruth Sousa participa do Festival Fartura em BH

Belo Horizonte, MG - De berço mineiro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as barreiras do estado e chegou a todo o Brasil por meio da Expedição Fartura, realizando viagens de pesquisa gastronômica para mapear personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. Elas são a base dos festivais, que também já chegaram a todas as regiões brasileiras.

E nos dias 22 e 23 de setembro, o Festival Fartura – Comidas do Brasil tem sua 5ª edição em Belo Horizonte, na rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais), com a presença de mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. A chef Maria Ruth Sousa, do restaurante Raízes Gastronômicas, de Palmas, irá representar o Tocantins no evento. No espaço Cozinha ao Vivo, ela irá preparar pintado com arroz cremoso de leite de coco babaçu.

No evento, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos de chefs, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir as cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística com shows e performances.

No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes, MG); Cristóvão Laruça, do Caravela (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino, do Xapuri (Belo Horizonte, MG); e Nati Tussi, do Roister (Porto Alegre, RS). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Mariana Oliveira, do Roça Grande (Belo Horizonte, MG); Mazé Lima, do Mazé Doces (Carmópolis de Minas, MG); Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); Elisa Fonseca, do Bar da Lora (Belo Horizonte, MG); Leo Paixão, do Glouton e do Nicolau Bar da Esquina (Belo Horizonte, MG); Talita Avelino, do Ateliê Talita Avelino (Manaus, AM); Heloísa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP); Danielle Dahoui, do Ruella (São Paulo, SP); Lia Quinderé, do Sucré Pâtisserie (Fortaleza, CE); ); Gustavo Roman, do Pizza Sur (Belo Horizonte, MG); e Rosi Barbosa e Rafa Segura, dos doces de leites Rocca (Pouso Alegre, MG)

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo têm a confirmação de Kiki Ferrari, do Chef n'Boss (Belo Horizonte, MG); Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè (São Paulo, SP), com arroz de pato; André de Melo, da Mero Hamburgueria (Belo Horizonte, MG); Jaime Barcelos, do Ostradamus (Florianópolis, SC); Eliana Ferreira, do Mercado Ver-o-Peso (Belém, PA), com paella cabocla; Maria Ruth Sousa, do Raízes Gastronômicas (Palmas, PA); Danielle Thomaz (Campo Grande, MS), com carne de jacaré; Júlia Martins, do Espaço Júlia Martins (Belo Horizonte, MG); Ana Estela Marcondes, do Stella Bistrô (Montes Claros, MG); Rafael Pires, do Pacco & Bacco (Tiradentes, MG); Júlia Moura, do Plano B (Tiradentes, MG); e Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG).

O espaço Conhecimento terá a contribuição de Michele Arroyo, do IEPHA de Belo Horizonte; Eduardo Tristão Girão (Belo Horizonte, MG) e Júlia Souza, da Academia do Café (Belo Horizonte, MG), com degustação de cafés e queijos; André Castro, do Cozinha Authoral (Brasília, DF); e Joanna Martins, do Manioca (Belém, PA). Por fim, espaço Interativo também já tem confirmados: Bernadete Guimarães (Montes Claros, MG); Júlio Lemos, do Papaguth (Vitória, ES); e César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda, PE).

Para levar um pouco do Fartura BH para casa, o espaço Produtos e Produtores terá uma série de ingredientes e comidinhas, como o doce de leite Rocco, as conservas do Let’s Eat (Belo Horizonte, MG) e a bala delícia do Xuru (Macacos, MG).

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto) e, além de BH, ainda serão realizados em Fortaleza (10 e 11 de novembro), Brasília (24 e 25 de novembro) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

 

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte

Data: 22 e 23 de setembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – em frente à Sala Minas Gerais.