Tocantins 31° C

Aeroporto de Palmas completa 17 anos nesta sexta-feira

Atualmente, as quatro maiores companhias aéreas brasileiras oferecem voos diários ligando a várias cidades

03/10/2018

| Atualizado em

03/10/2018

7337

Aeroporto de Palmas completa 17 anos nesta sexta-feira

Palmas, TO - Inaugurado pela Infraero em homenagem ao 13º aniversário do estado do Tocantins (TO), em 2001, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, localizado em Palmas, completa, nesta sexta-feira (05/10), 17 anos de operações.

Para marcar a data, os passageiros que utilizam o aeroporto contarão com mais conforto e comodidade. Isso porque a Infraero está concluindo a ampliação da sala de embarque do terminal tocantinense. A sala ficará 78,55 m² maior, ganho de 42,75% em relação ao espaço antigo.

Com investimento de R$ 113,8 mil, os trabalhos, iniciados em agosto, estão sendo conduzidos pela Orcon Engenharia e Perfurações Eireli, com previsão de conclusão para o final de outubro. Com o fim dos trabalhos, serão 40 novos assentos, seis totens de tomadas além de infraestrutura para instalação de um quiosque de cafeteria, cujo o processo de prospecção está em andamento.

Também neste ano, foi concluída e colocada em operação, no Aeroporto de Palmas, uma estrutura que permite a reutilização da água utilizada nos testes diários dos bombeiros, a exemplo dos testes dos Caminhões de Combate a Incêndio (CCIs), cuja água vai para o abastecimento do Sistema de Combate a Incêndio (SCI). A medida gera uma economia diária de 2250 litros.

Além disso, em 2017, o aeroporto recebeu obras de reforma da pista. A ação teve o objetivo de remover borracha e resíduos oleosos do pavimento, de modo a manter a integridade estrutural e melhorar as condições de segurança do pavimento. A sinalização do acesso ao aeroporto também recebeu serviços de pintura e revitalização.

Localizado a 23 km do centro de Palmas, o terminal recebe, em média, 2.180 usuários por dia. Com capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros por ano, foram registrados, em 2017, 654.335 embarques e desembarques no Brigadeiro Lysias Rodrigues. O número representa uma alta de 5,93% em relação à movimentação de 2016, quando 617.703 passageiros transitaram pelo terminal.

Passageiros encontram um aeroporto moderno, com 16 balcões de check-in, lojas de conveniências e de vendas e reserva de passagens, espaço cultural, cinco caixas eletrônicos, serviço de táxi 24h e ônibus coletivo durante os horários de transporte da cidade. Além disso, o terminal conta com 257 vagas no estacionamento de veículos, além da praça de alimentação com restaurante, lanchonete, cafeteria e casa de chocolates.

O terminal de Palmas também é acessível para todos. Para o embarque e desembarque de passageiros nas aeronaves, o aeroporto conta com o Sistema ELO, uma solução de acessibilidade, especialmente para aqueles com deficiência e ou com mobilidade reduzida. A estrutura é integrada por conectores que interligam, ao nível do solo, as salas de embarque e desembarque às aeronaves, possibilitando que as pessoas transitem por esse trajeto com segurança, pois ao final de cada passarela estão presentes uma escada e um elevador. O Aeroporto de Palmas foi o primeiro terminal no Brasil a contar com a ferramenta.

Atualmente, as quatro maiores companhias aéreas brasileiras oferecem voos diários ligando Palmas a São Paulo, Brasília, Goiânia, Campinas, Rio de Janeiro, Araguaína, Guarulhos e Ribeirão Preto.