Tocantins 31° C

DVD Festival Palmas para o Mundo estará em plataformas digitais

Para Dorivã, a gravação foi o resultado de um trabalho coletivo.

21/10/2018

| Atualizado em

21/10/2018

8036

DVD Festival Palmas para o Mundo estará em plataformas digitais

Palmas, TO - Tributo à Mercedes Sosa – de Nacha Moretto e Jorge Menares; Passarim do Jalapão de Dorivã Borges, Aldeia Global de Relmivan Milhomem e AnteSolo de Genésio Tocantins, DVD´s gravados durante o Festival Palmas para o Mundo, estarão disponíveis nos próximos dias em plataformas digitais como o Youtube, Deezer, Spotify, entre outros.


Os DVDs resultantes do projeto promovido pela Fundação Cultural de Palmas e parceiros, foram lançados na noite desta sexta-feira, 19, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com a presença dos músicos e convidados.

Para Dorivã, a gravação foi o resultado de um trabalho coletivo. “Para mim foi à realização de um sonho, e agora a gente tem esse produto de qualidade para circular e divulgar para o mundo. A imagem e o audiovisual são muito importantes para a divulgação do nosso trabalho”, disse.

Nacha Moreto afirmou que o tributo a Mercedes Sosa, “estava apenas no coração e se tornou realidade em show e agora se concretiza em DVD, pelo trabalho de muitos”, exaltou.

Remilvan Milhomem, que pela primeira vez registrou em vídeo seu trabalho, afirma que agora começa a mais importante etapa, que é a de dar vida ao produto. “É resultado da nossa vontade de produzir alguma coisa que pudesse chegar até aqui e pudesse dizer, pode levar, pode ouvir que isso é música tocantinense de qualidade”, disse.

Já Genésio Tocantins agradeceu a oportunidade de fazer parte do Festival e de ter as suas músicas em outras plataformas.

O presidente da FCP, Giovanni Assis afirmou que agora é o momento de levar o nome dos expoentes da música tocantinense para o mundo. “Foi um trabalho técnico de apuração, mixagem de som, edição de imagens com mais de 90 profissionais envolvidos, para esse resultado belíssimo afirmou”. O presidente disse ainda que o Palmas para o Mundo deverá ter continuidade com outros nomes da música tocantinense.

 

Palmas para o Mundo

O Festival Palmas para o Mundo foi realizado no primeiro semestre de 2017, com o objetivo de fortalecer e difundir a riqueza cultural tocantinense por meio da música. Em sua primeira etapa foram realizados quatro grandes shows, de Nacha Moreto e Jorge Menares, Dorivã, Genésio Tocantins e Remilvan Milhomem, ocasião em que foram gravados os DVD´s, para reprodução e divulgação do trabalho dos artistas nacional e internacionalmente.

Idealizado pela FCP, o projeto Palmas para o Mundo conta ainda com a parceria da Organização Jaime Câmara, Agência Public, Teatro Contágius e Cia de Dança e Kzacine – produtora audiovisual.

Passarim do Jalapão - Dorivã

A poesia musicada de Dorivã é apresentada em 15 canções entre músicas consagradas e novo repertório, uma obra poético-musical valiosa que representa o Tocantins de maneira única, revisita e divulga de forma envolvente, suas raízes culturais bem exemplificadas na canção Passarim do Jalapão.


Tributo à Mercedes Sosa – Com Nacha Moretto e Jorge Menares

Já consagrado pela imprensa e plateia tocantinense e, recentemente, em São Paulo. O DVD inclui alguns temas clássicos do folclore latino-americano como Gracias a La Vida, Volver a los 17 (Violeta Parra), Los Hermanos (Ataualpa Yupanqui), no qual instrumentos de altiplano entram em cena com seus sons característicos levando o público a uma viagem musical latino-americana.


Aldeia Global – de Remilvan Milhomem

É uma declaração de amor ao planeta Terra, à sua essência maior, que é a natureza que nos rodeia e o quanto é necessário a conscientização de todos para a preservação de nosso planeta. Canções cheias de poesia e emoção, algumas de uma profunda delicadeza, outras de uma alegria contagiante.

O DVD apresenta 14 canções inéditas de sua autoria e parceiros, sendo que uma delas é bem especial para o cantor, de composição e interpretação do consagrado cantor Nilson Chaves, representante legítimo do Pará, mas que tem reconhecimento nacional, como sendo um dos melhores cancioneiros de nosso país.


AnteSolo – Genésio Tocantins

A cultura popular tocantinense com suas festas, crenças, riquezas e sabedorias estão nas canções entoadas pelo cantor e compositor Genésio Tocantins no DVD, AntiSolo, que contou com a participação do músico cearense Manassés de Souza, e ainda da cantora Nacha Moretto e de Jorge Menares.