Tocantins 29° C

Tocantins assina acordo com empresa de águas de Portugal

Presidente da ATR, Juliana Matos, participa de evento em Portugal que discute experiências em água e esgotamento sanitário

18/04/2019

| Atualizado em

18/04/2019

3248

Tocantins assina acordo com empresa de águas de Portugal

Palmas, TO - A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), por meio de sua presidente, Juliana Matos, assinou nesta quarta-feira, 17, Protocolo de Intenções para troca de informações, experiências e conhecimento com e a empresa estatal Águas de Portugal Internacional (Grupo AdPI), para implantação de procedimentos inovadores que buscam atender com maior eficiência a população atendida.

Nesta quinta-feira, 18, foi celebrado o Protocolo De Cooperação Técnica entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (Ersar) e a ATR, para promover ações específicas para troca de experiências; intercâmbio de informação, documentação e procedimentos; ações de formação e capacitação técnica e outras formas de cooperação nas áreas de saneamento ambiental, especialmente, abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.

Juliana Matos está participando do Benchmarking Internacional Águas & Saneamento Portugal. A iniciativa, organizada pela empresa de consultoria corporativa e ambiental Lavoro Solutions, ocorre durante esta semana nas cidades do Porto, Viseu, Leiria, Cascais e Lisboa, percorrendo o país de norte a sul. A abertura oficial do evento, no último domingo, 14, contou com palestra magna proferida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética de Portugal, Carlos Martins.

Durante a programação serão realizadas visitas à estação de tratamento de água do complexo Lever, responsável pelo abastecimento dos municípios da região de Porto e estações de tratamento de água residuais, incluindo as Fábricas de Água, uma inovação do grupo águas de Portugal - AdP, responsável pelo atendimento à 80% da população portuguesa distribuídas ao longo do país, além de seminários de inovação, tecnologia, gestão e regulação.

A proposta da iniciativa Benchmarking Internacional é apresentar aos gestores públicos e privados brasileiros, ligados ao setor do saneamento ambiental, o que há de melhor e mais moderno na Europa. Os debates e visitas técnicas ocorrem por meio do olhar e da experiência portuguesa, que reconhecidamente tem servido de modelo para diversos países, inclusive o Brasil.

Como o saneamento ambiental é uma necessidade da sociedade contemporânea, além da intensa experiência em água e esgotamento sanitário, nesta edição houve uma pauta específica para resíduos sólidos, englobando, inclusive, visitas às instalações do Aterro Sanitário Planalto Beirão, estrutura totalmente mecanizada com tratamento de chorume adequado realizado por meio de sistemas membranares.

A presidente da ATR considera que a visita aos vários sistemas de tratamento de água e esgotos ultramodernos de Portugal “é importante para estabelecermos uma cooperação técnica para ampliarmos o desenvolvimento do Estado”, explica.

Além da presidente da ATR, representando o Tocantins, marcam presença gestores públicos, profissionais de empresas de saneamento brasileiras públicas e privadas, incluindo o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o secretário da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro.